Os desafios de vender nos Marketplaces não são poucos, ainda mais considerando que o mercado, independente do nicho, apresenta uma grande concorrência. Ou seja, é necessário fazer tudo com muita excelência para se destacar.
A internet ela aparece como uma ferramenta facilitadora para essa forma de comércio e, de fato, os resultados que ela promove atendem as expectativas de quem se dedica, porém, o mundo online também traz os seus desafios.
Muitos desses desafios estão justamente relacionados aos sistemas que precisam ser usados para conseguir estabelecer um Marketplace no mercado. Porém, existem soluções para facilitar todo esse gerenciamento.
Quais são os principais desafios em vender nos Marketplaces
Quando falamos em desafios de vender nos Marketplaces relacionados ao próprio mundo online, nos deparamos com a necessidade de vários sistemas para conseguir fazer com que tudo funcione.
Dentre as informações fundamentais para vender nos Marketplaces, temos a questão do estoque. Como sabe que determinado produto foi adquirido por um consumidor? Essa relação deve ser feita em tempo real.
Como cruzar os dados das vendas de uma loja física com as vendas realizadas por uma loja online?
De fato, isso acaba sendo um grande desafio para qualquer tipo de plataforma digital, seja um e-commerce ou não.
Uso de ERP como solução
Como dito logo no começo deste artigo, há uma solução para esse problema extremamente comum, que é o ERP – Enterprise Resource Planning. A tradução é algo semelhante a Planejamento dos Recursos da Empresa.
O objetivo de um ERP é justamente fazer a integração dos dados de um marketplace, porém, vai muito além disso.
Integrar dados e informações para uma plataforma é, sim, algo crucial, porém, também é necessário que essas informações sejam transmitidas de forma clara. Caso contrário, o propósito de fácil acesso a esses dados não é cumprido.
O sistema de ERP faz justamente isso. Além de trazer mais segurança e organização para toda a sua operação, também colabora para que o fluxo de trabalho seja mais contínuo.
Com o ERP, o lojista tem total controle sobre a gestão do estoque e em que canais está vendendo os seus produtos.
Ou seja, o sistema ERP vai controlar o estoque na sua loja virtual e nos marketplaces integrados diretamente por ele. Isso também evita as taxas que as lojas cobram e/ou as mensalidades com hubs de integrações, por exemplo.
Vender nos Marketplaces com essa ferramenta é muito mais simples no que tange processos internos – o que acaba interferindo diretamente na percepção externa do mercado sobre a sua empresa.
Se você realizar uma breve busca no Google, verá que há diferentes opções de ERP. A Bling, Tiny e a Promob são algumas das opções bem recorrentes no mercado, pois realmente trazem uma ótima solução para os usuários.
Como a TriCommerce pode ajudar
A TriCommerce é uma plataforma que, além de realizar o projeto do seu site de vendas, promove a integração com diversos sistemas.
O ERP Blig e Tiny, por exemplo, estão nativamente integrados ao TriCommerce para vender nos Marketplaces. Ou seja, você tem duas soluções em uma única.
A integração e disposição clara de dados e informações é uma questão de segurança e, também, é essencial para traçar estratégias assertivas que gerem maior lucratividade para o marketplace. Por isso, é uma solução diferenciada.
Se você deseja adquirir os serviços da TriCommerce, não deixe de acessar o site para conferir um pouco mais de suas soluções. Com certeza vender nos Marketplaces ficará muito mais fácil!