Quando o assunto é aumento de lucratividade, a estratégia de vendas omnichannel é algo que vem sendo cada vez mais falado, pois agrega muitos benefícios para o mercado consumidor (e para a própria empresa também).
Soluções tecnológicas estão surgindo a todo o vapor e o intuito é agregar mais no processo ou produto, fazendo com que o consumidor final tenha uma experiência ainda melhor – e, consequentemente, adquira o seu produto.
Neste artigo você vai entender um pouco melhor do que se trata omnichannel, como ele funciona e como criar uma estratégia de vendas que seja adequada para o seu negócio. Vamos lá?
Estratégia de vendas omnichannel: o que é
Antes de falar sobre uma estratégia de vendas omnichannel propriamente dita, é essencial que você entenda o que é omnichannel.
Essa palavra significa algo como “todos os canais”, na prática, é uma comunicação integrada com diferentes canais, podendo ser entre:
- Site;
- Aplicativos;
- Email marketing;
- Páginas nas redes sociais;
- Tablets na loja física;
- Catálogos;
- Eventos;
- Atendimento presencial;
- Atendimento online;
- Dentre outros.
Ou seja, o cliente terá uma experiência muito mais completa, pois seu atendimento poderá ser realizado a partir de qualquer um desses canais sem que haja prejuízo na comunicação.
E por que isso é importante? Atualmente a concorrência está cada vez mais acirrada e é necessário se destacar. O atendimento ao cliente é algo que vem sendo cada vez mais exigido pelo mercado e o omnichannel é perfeito para isso.
Então, essa ferramenta irá ajudar no atendimento do seu empreendimento, melhorando a relação com o público e criando maior fidelização.
Porém, além de ser uma estratégia incrível de atendimento, também é possível traçar uma estratégia de vendas omnichannel.
Como criar uma boa estratégia de vendas omnichannel
Uma estratégia de vendas omnichannel pode ser desenvolvida através de alguns passos. Veja a seguir:
Tecnologia
A primeira coisa que você precisa fazer é ter uma tecnologia que atenda a sua demanda. Ou seja, uma ferramenta omnichannel que integre todos os canais (inclusive físicos, se houver).
Logística
A logística da sua lojalógica precisa estar bem alinhada para que os produtos sejam distribuídos de forma eficiente, independente do ponto de contato que aquela negociação foi feita.
Vale ressaltar que o estoque precisa ser devidamente atualizado em tempo real.
Atendimento
Característico do omnichannel, o atendimento deve ser realizado pela equipe de forma educada, cordial e que, claro, resolva quaisquer dúvidas que venham a surgir a respeito do produto, entrega e assim por diante.
Treinamento
É importante treinar todos os responsáveis pelos canais e, também, os colaboradores envolvidos indiretamente. Dessa forma você garante uma operação que efetivamente tenha fluxo de trabalho e integração.
Marketing
E, por fim, pode-se realizar uma campanha de marketing integrado para atrair todos os leads de sua base.
É aqui que está a relação mais direta com as vendas, sendo essencial que essa campanha seja bem desenvolvida, testada e analisada.
Avaliar os resultados é imprescindível para saber o que está funcionando e o que pode ser aprimorado.
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