Se você tem um e-commerce e está em busca de melhorar as taxas de vendas na loja virtual, saiba que algumas estratégias simples podem trazer o aumento considerável do número de vendas da sua loja.
Quando falamos de comércio, pequenas atitudes podem trazer grandes resultados. Um pequeno detalhe na sua propaganda pode convencer grande parte dos leads a comprar no seu negócio e assim por diante.
Se o seu número de vendas não está dentro do seu planejamento, talvez você não esteja adotando as estratégias corretas. Neste artigo vamos falar focando em alguns empecilhos que os leads encontram, que é literalmente a taxa de entrega.
1. Taxas de vendas na loja virtual: Frete grátis
Quando falamos nas taxas de vendas na loja virtual, muitas vezes elas são prejudicadas justamente pelas taxas de entrega.
Pense você, como consumidor: seu carrinho possui R$50,00 reais, mas o frete custa R$ 15,00. A nossa ideia inicial é que acaba não compensando optar pela compra online, pois o frete é muito grande.
Sendo assim, se possível, sempre tente incluir o frete grátis nos produtos. Uma ideia é dar o frete grátis para as compras que se enquadrem na categoria “leve”. Pode ter certeza de que o volume de vendas vai subir consideravelmente.
2. Cupom de desconto
Hoje em dia os consumidores encontram muitos cupons de desconto na internet e cada vez mais as lojas estão investindo nesse descontinho, porque realmente chama a atenção.
Inclusive, eles estão tão comuns que aquela loja online que não utiliza cupons pode perder clientes justamente por não ter esse tipo de incentivo.
Sendo assim, crie alguns cupons promocionais, mesmo que seja somente para a primeira compra – que normalmente são cupons de 10%.
Depois, você pode criar cupons de 5% ou até mesmo um cupom para ser usado apenas após determinado número de compras.
3. Retirada na loja
Se você realmente não quer seguir a estratégia de frete grátis, uma forma de reduzir o valor da compra é dar a opção de retirada na loja.
Nesse caso, essa promoção acaba ficando atraente apenas para aquelas pessoas que moram na cidade do local de distribuição.
Lojas muito grandes, como C&A, Americanas e afins costumam usar essa estratégia, mas elas possuem filiais em vários locais.
4. Incluir o valor do frete no produto
Outra dica – e que funciona MUITO – é incluir o preço do frete nos produtos. Isso porque o consumidor não sentirá aquela sensação de que está pagando um valor muito alto apenas por conta do frete.
Uma blusa que custa R$ 45,00 + frete grátis é muito mais atraente aos olhos do cliente do, uma blusa de R$ 30,00 + R$ 15,00 de frete.
Se você deseja que a sua loja venda mais e melhore as taxas de vendas na loja virtual, pode ter certeza de que essa estratégia fará o mercado consumidor se sentir mais atraído.
5. Valor mínimo de compra para frete grátis
Outra estratégia muito adotada por grandes lojas online, como Zattini, Dafiti e diversas outras é estabelecer um valor mínimo para o frete grátis.
Lojas mais populares acabam oferecendo uma opção de frete grátis em compras acima de R$ 99,00 ou R$ 200,00 e isso realmente funciona.
Para o lojista é mais vantajoso ainda, pois ele só vai arcar com o frete em compras que realmente valham a pena. Além disso, essa estratégia incentiva o consumidor a comprar até o valor mínimo.
Por exemplo, se o frete grátis é a partir de R$ 99,00 e a sua compra deu R$ 50,00 + R$ 15,00 de frete, acaba sendo mais atrativo completar o pedido e adquirir o frete grátis.
Isso funciona, mesmo que, no final das contas, a compra esteja saindo com um valor maior.
6. Combos promocionais
Outra ideia bem interessante é apostar em combos promocionais. Por exemplo: na compra de 4 camisetas há um desconto de 20% em cada uma delas + frete grátis.
Isso não somente vai incentivar pelo frete grátis, mas, também pelo desconto nas blusas.
Até mesmo aquele consumidor que estava em busca de 1 ou 2 peças se sente tentado a adquirir mais do que isso por conta do desconto chamativo.
7. Tenha uma boa plataforma para trabalhar
Se você deseja aumentar as taxas de vendas na loja virtual, então você precisa ter uma plataforma que atenda as suas expectativas no que tange a organização de um e-commerce.
Um processo organizado e integrado transparecerá mais credibilidade para o cliente e, além disso, também ajuda a reduzir o custo de toda a operação – ou seja, você vai poder trabalhar com margens de desconto e promoções ainda mais atrativas.
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