Sabemos que realizar compras online é mais prático, no entanto, o cliente precisa esperar. Quanto melhor for a logística nas lojas virtuais, menor será o tempo de espera do cliente.
O diferencial das vendas pela internet é que elas disponibilizam um leque gigantesco de lojas e produtos, tendo essa vantagem em face das vendas físicas que tem como limite a localidade em que a loja se encontra.
No entanto, o consumidor, mesmo sabendo que não recebe o produto instantaneamente, quer que ele chegue até a sua casa da forma mais rápida possível, sendo assim é importante pensar nas logísticas nas lojas virtuais.
Logística nas lojas virtuais: o que é?
A operação de logística nas lojas virtuais é responsável por gerenciar os produtos do comércio, isso é, planejar e controlar o armazenamento e o fluxo de produtos através das seguintes tarefas:
- Receber e conferir os produtos que chegam no armazém de estoque;
- Guardar os produtos recebidos no local do estoque;
- Manter a qualidade desses produtos, evitando seu perecimento, defeitos ou extravio;
- Separar e enviar os produtos comprados pelo cliente até o endereço de entrega;
- Acompanhar e rastrear o envio dos produtos.
- Controlar o prazo da entrega, sua eficiência e qualidade.
Conforme se verifica, é através das tarefas feitas pela logística da loja que o consumidor irá receber suas mercadorias, bem como o próprio vendedor terá controle da quantidade de acesso de produtos que tem disponível em estoque.
A importância de cuidar da logística nas lojas virtuais
São inúmeros os motivos pelos quais é importante cuidar das logísticas nas lojas virtuais e nesse texto iremos abordar alguns.
Controle de estoque
A logística tem como uma das suas responsabilidades o controle de estoque, portanto, é imprescindível que o lojista a tenha da maneira mais otimizada possível, para poder ter ciência da quantidade de produtos que tem disponível.
Esse controle impede que a loja virtual esteja ofertando um produto à venda em seu site sem ela ter essa mercadoria em estoque, evitando assim frustrações com o cliente e atrasos na entrega.
Outro fator é que ao ter conhecimento de quantos produtos da sua loja estão em estoque, isso evita que você realize reposições desnecessárias e gaste dinheiro com uma mercadoria que não precisava ser comprada naquele momento.
Menor chance de perda da mercadoria
Com uma logística confiável e organizada, as chances de perda do produto no armazém são menores, bem como diminuiu que a mercadoria sofra qualquer tipo má conservação.
Sabemos que alguns produtos são difíceis de armazenar, no entanto, ter uma operação logística organizada reduz muito a chance de danos e consequentemente, a perda de capital.
Agilidade na separação de produtos
A logística nas lojas virtuais também faz com que os pedidos comprados sejam separados mais agilmente, pois o vendedor saberá que os produtos estão no estoque, bem como onde estão armazenados.
A fase de separação dos produtos para envio de entrega sem dúvidas é uma das mais demoradas pelas lojas, afinal, quantas vezes você viu o status do seu pedido demorar nessa etapa?
A organização do recebimento de mercados e armazenamento dos produtos facilitam muito nesse momento, tornando a entrega ao cliente mais rápida.
Satisfação do cliente
O cliente ao efetuar uma compra espera que seu produto chegue até a sua residência o mais rápido possível, independente se ele mora em São Paulo e comprou seu produto no estado do Amazonas.
Deste modo, se a sua loja consegue se organizar e entregar o produto ao destinatário final da maneira mais rápida possível e sem qualquer tipo de extravio, isso com certeza acarretará a satisfação do cliente.
Além disso, quando o consumidor sabe que a loja faz entrega de maneira rápida e eficiente de suas mercadorias, isso influencia no aumento de vendas do negócio, pois o cliente irá voltar a comprar nela.
Dicas para utilizar a logística
Algumas dicas importantes para você conquistar seus clientes com uma entrega mais rápida e uma logística eficiente:
- Invista em capacitação e treinamento da sua equipe;
- Monitore atentamente os seus fornecedores e colaboradores;
- Conheça suas mercadorias e saiba como armazená-las;
- Procure saber mais sobre centros de distribuições.
- Use o controle de processos de manuseio de carga;
- Faça mapeamento dos pedidos;
- Crie métodos para descobrir a satisfação do seu cliente
Outra dica importante e muito eficiente é a utilização de plataformas de e-commerce que já tenham integradas em seus sistemas ferramentas de controle de estoque e de entrega, como a TriCommerce possui.
Agora com o conhecimento sobre a importância da logística nas lojas virtuais e dicas essenciais, você pode gerir seu negócio sem maiores dores de cabeça.