Se você quer que o seu negócio tenha sucesso e ganhe espaço, seja no mercado online ou físico, é essencial proporcionar um atendimento ao cliente de qualidade na loja online ou física.
Apesar de parecer uma premissa óbvia, muitas são as empresas que ainda não cumprem com esse requisito. Além disso, o mercado consumidor exige cada vez mais humanização e qualidade nos atendimentos.
Neste artigo você vai conhecer as melhores ferramentas e canais de atendimento online, bem como descobrir como treinar a sua equipe para atender bem os seus clientes.
Principais canais para um atendimento ao cliente de qualidade na loja online
Se você está em busca de um atendimento ao cliente de qualidade na loja online e, consequentemente, agregar maior qualidade para todo o processo de vendas, o primeiro passo é disponibilizar canais de contato. Dentre as opções, os principais são:
O whatsapp tem se tornado uma das maiores ferramentas de vendas e comunicação entre empresa e cliente.
Além de existir a possibilidade de automatizar grande parte do atendimento, é uma forma prática e rápida de se comunicar. Porém, para a empresa, é mais interessante que o whatsapp seja direcionado para um omnichannel, pois isso evita que chamados sejam passados despercebidos.
Telefone
Muitas empresas têm cortado o canal de contato telefônico, pois ele demanda mais tempo e nem sempre é o mais útil. Porém, é importante que ainda haja esse meio para casos mais críticos.
O e-mail continua sendo uma das formas convencionais de comunicação, sendo importante disponibilizar um endereço oficial e, claro, responder aos chamados.
Site
Alguns sites possibilitam que o usuário envie uma espécie de e-mail direto da plataforma. Não deixe de configurar para que todos os chamados sejam enviados para um e-mail padrão para evitar que eles passem despercebidos.
Chat
O chat fica dentro do site e é uma forma em tempo real de resolver problemas. É ótimo e muito prático, mas é importante que tenham pessoas para atender os chamados, nem tudo pode ser resolvido com atendimento automático.
SAC
SAC é o Canal de Atendimento ao Cliente, sendo conhecido como o meio oficial para ter o contato.
Como atender seus clientes
Agora que você sabe quais são os principais canais, aqui vão algumas dicas para um atendimento ao cliente de qualidade na loja online:
Responda rápido
É muito importante que a primeira resposta ao cliente venha antes de 2 minutos, pois é importante ele saber que está sendo atendido por alguém.
Outro ponto é avisar quando você irá se ausentar para buscar uma informação, assim o cliente já tem ciência de que pode demorar alguns minutos.
Seja cordial
Sempre seja cordial, essa é uma das bases para um atendimento ao cliente de qualidade na loja online.
Mesmo que o cliente esteja completamente errado e se mostre rude, seja cordial e educado.
Esteja disposto a resolver o problema
Você não necessariamente precisa resolver o problema da pessoa na hora, porém, é muito importante que se mostre disposto a resolver o problema. O usuário precisa sentir que você está fazendo o possível para atendê-lo.
Isso irá evitar chateações mesmo que você não consiga, de fato, resolver o problema.
Como a TriCommerce pode te ajudar
A TriCommerce é uma plataforma de sites de vendas que possui integração com o WhatsApp para mensagens e, além disso, tem a opção de ativar o botão de comprar para venda de produtos personalizados ou customizados.
Essa é apenas uma das formas de integração de canais de contato disponíveis, trazendo muitos outros recursos que irão facilitar o atendimento ao cliente e, consequentemente, atribuir maior qualidade de atendimento.
Quer saber como fazer um atendimento ao cliente de qualidade na loja online na prática? Acesse o site da TriCommerce para conhecer os planos e invista em uma plataforma que viabilize o bom atendimento.