Se você está pensando em abrir um negócio, entender o que é o conceito de métricas de desempenho é absolutamente imprescindível. E caso você já tenha um empreendimento e não tenha conhecimento a respeito, isso é ainda mais importante!
Não precisa ser um gerente expert ou ter muitos anos de carreira para saber que as consequências das ações que são tomadas devem ser metrificadas, não é mesmo? Afinal, sem essa avaliação você não conseguirá avaliar suas estratégias.
Nesse sentido surgem as métricas de desempenho. O objetivo é trazer informações cruciais para criar as próximas estratégias da empresa. Neste artigo você vai entender um pouco mais a respeito desse conceito tão fundamental.
O que são e qual a importância das métricas de desempenho
Primeiramente, o que são essas métricas de desempenho? A métrica de desempenho é uma informação que irá mostrar quais foram as consequências de uma ação ou como está indo determinada coisa.
Então, por exemplo, supondo que o time de marketing faça uma nova campanha com tráfego pago. É necessário avaliar as métricas de desempenho para saber se a estratégia realmente foi boa.
E o que seria essas métricas na prática? No exemplo anterior, podemos colocar como métricas o número de cliques, conversão em vendas e coisas do gênero.
As métricas variam a depender daquilo que deseja ser avaliado. Ela serve para vendas, produtividade, marketing, pós-vendas…
É necessário que você avalie quais são as informações pertinentes para que você consiga compreender as consequências das ações tomadas.
Se estamos falando de e-commerce, por exemplo, as métricas que costumam ser avaliadas são:
- Resumo de vendas mês a mês
- Ticket médio
- Resumo de acessos
- Cidades de origem
- Páginas mais visualizadas
Como acompanhar as métricas de desempenho
E como fazer o acompanhamento dessas métricas de desempenho na prática?
Muitas pessoas tentam fazer métricas de forma manual em planilhas de Excel ou semelhantes,semelhante, porém, se você realmente deseja extrair dados e informações importantes das suas métricas, tudo deve ser feito de forma automática.
A partir do momento que você possui uma plataforma com ferramentas e integração de dados, é possível realizar o rastreio das métricas mais importantes de forma totalmente automatizada.
O melhor de tudo é que essas métricas – se você optar por uma boa plataforma de site de vendas – estarão dispostas de forma visual.
O intuito é que você consiga avaliar o desempenho de suas ações em poucos minutos. Para os e-commerces que desejam crescer e se destacar no mercado, isso é absolutamente essencial.
É através dessas métricas que você irá avaliar o desempenho do seu negócio como um todo.
E vale ressaltar que as métricas de desempenho devem ser estudadas sempre, mesmo que não tenha acontecido qualquer mudança no processo de marketing ou vendas.
Elas são grandes indicativos de como o público-alvo está reagindo ao seu negócio. Metrifique o máximo de informação possível, pois com certeza será possível tirar boas conclusões desses dados.
Conheça a TriCcommerce
E como fazer tudo isso? Demanda muito desenvolvimento da parte do site para conseguir ter um bom painel de métricas de desempenho?
Atualmente você pode encontrar plataformas de sites de vendas. Ou seja, toda a estrutura que exige desenvolvimento já está estruturada.
Ao escolher uma boa plataforma, como a TriCcommerce, você terá diversas ferramentas para coletar e interpretar dados de forma rápida e fácil.
Se você quer implementar agora mesmo as métricas de desempenho para acompanhar a performance do seu negócio, acesse o site da TriCcommerce e conheça mais sobre assunto pouco de suas soluções.