Desenvolver um plano de marketing digital para a sua loja virtual é um dos primeiros passos para conseguir espaço e sucesso no mercado. Considerando que existem muitos concorrentes, é necessário ter uma estratégia devidamente alinhada.
Se você está começando agora o seu negócio online ou deseja melhorar os resultados de um empreendimento já existente, saiba que pequenas dicas podem fazer toda a diferença.
Neste artigo você descobrirá como definir os seus objetivos, público-alvo, proposta de valor, canais de comunicação, estratégias e ações de marketing digital para promover a sua loja online.
Como criar um plano de marketing digital para a sua loja virtual
Existem diversos passos que você deve dar para desenvolver um plano de marketing digital para a sua loja virtual. A seguir você confere quais são as principais etapas:
Defina seus objetivos
A primeira coisa que você deve fazer é compreender os seus objetivos. Sem definir seus objetivos, não será possível definir as suas metas e, dessa forma, você ficará sem qualquer parâmetro.
Quando estamos desenvolvendo estratégias e planos de ações, tenha ciência de que sem métricas não será possível mensurar se você está indo bem ou não. Dessa forma, estabeleça objetivos e as metas para que seja possível atingi-lo.
Entenda seu público-alvo
Tudo o que você pretende desenvolver no seu negócio está relacionado com o público-alvo, afinal, eles quem irão adquirir o seu produto ou serviço.
Sendo assim, ter um vasto conhecimento do seu público-alvo é importantíssimo para desenvolver ações assertivas.
Pense no tipo de conteúdo que o seu mercado consumidor prefere, se ele é mais informal, se são pessoas mais convencionais ou modernas e assim por diante.
Cada detalhe das suas campanhas de marketing e outras ações devem ser pensando no seu público.
Precifique seus produtos ou serviços
Outro ponto importante para criar o seu plano de marketing digital para a sua loja virtual é desenvolver a precificação para os seus produtos e serviços.
É muito importante que, no final, você seja reconhecido pelo seu custo x benefício. Para isso, é importante estudar o mercado e, também, as particularidades do seu produto.
Defina os canais de comunicação
Você precisa definir quais serão os canais de comunicação nos quais irá conversar com os seus leads e clientes. É importante fazer essa relação para prestar bons serviços de atendimento.
Normalmente, os canais são:
- Chat
- Site
- Redes sociais
Invista em tráfego orgânico e tráfego pago
Para ter uma boa performance é importante investir em tráfego pago, ou seja, em anúncios, e em tráfego orgânico (marketing de conteúdo e SEO).
Essas duas estratégias irão garantir que públicos com diferentes níveis de entendimento do seu negócio consigam encontrar a sua loja online.
Tenha uma boa plataforma
Para ter um bom plano de marketing digital para a sua loja virtual é preciso desenhar a sua estratégia e, também, ter uma boa plataforma que possibilite conseguir colocar o seu plano em prática.
A TriCommerce é uma plataforma de site de vendas que, além de já possuir toda uma estrutura desenvolvida, também traz muitos recursos que ajudam a potencializar a sua estratégia de marketing digital.
Por exemplo, todas as páginas possuem validação de SEO para que você tenha mais chances de ser notado na internet.
Criar um plano de marketing digital para a sua loja virtual nunca foi tão fácil com a TriCommerce! Acesse o site para compreender um pouco mais das soluções oferecidas. E atenção: a TriCommerce oferece diferentes planos que se adequam à sua necessidade (clique aqui).