Como utilizar o e-mail marketing para se comunicar com os seus clientes

Como utilizar o e-mail marketing para se comunicar com os seus clientes

Como utilizar o e-mail marketing para se comunicar com os seus clientes 800 400 Blog do TriCommerce Plataforma de Ecommerce

Muitas pessoas acham que o e-mail marketing é uma técnica que não surte muito resultado ou até mesmo não é adequada, porém, você precisa aprender a como utilizar o e-mail marketing de forma que realmente faça sentido.

O e-mail marketing é uma boa ferramenta, porém, é mais difícil atrair grande volume de leads através dos disparos. É preciso pensar nas campanhas com muita atenção e de forma estratégica. 

Conheça as melhores práticas e ferramentas de e-mail marketing, como criar uma lista de contatos, como segmentar os seus clientes, como criar campanhas de e-mail marketing efetivas para sua loja online, etc.

Veja como utilizar o e-mail marketing

Antes de saber como utilizar o e-mail marketing, o que seria o e-mail marketing? O e-mail marketing nada mais é do que o disparo de e-mail para atrair a atenção de um lead.

Normalmente o conteúdo deste e-mail traz promoções, novidades, atualizações e coisas do gênero. O principal objetivo de um e-mail marketing é gerar o clique para dentro do site ou loja online. 

É realmente difícil chamar a atenção do público, pois, de fato, há certo “preconceito” com e-mail devido empresas que não usam estratégias de marketing e acabam disparando um número bem maior do que o necessário.

Enfim, a seguir você confere algumas dicas de como utilizar o e-mail marketing:

Como criar uma lista de contatos

O primeiro passo que você deve fazer é criar uma lista de contatos. O ideal é que você não saia disparando e-mails para qualquer pessoa, pois sua empresa será considerada spam.

Mas como conseguir uma lista de contato? O ideal é criar iscas digitais para que o lead cadastre seu e-mail.

Mas o que seria uma isca? Por exemplo, quando você deseja baixar um e-book, mas, para isso, precisará colocar o seu e-mail. As landing pages são ótimas para captar leads.

Dessa forma, você terá uma lista com e-mail de pessoas que têm afinidade com o seu negócio. 

Como segmentar seus clientes

É muito importante que você segmente os seus contatos. Nem todos eles estão no mesmo momento da jornada de compra e cada um deles têm interesse por determinada coisa.

Sendo assim, é essencial segmentar o público para direcionar um conteúdo que, de fato, faça sentido.

Como criar campanhas 

As campanhas de e-mail são estruturadas para disparar de forma automática. Há, normalmente, campanha de “boas-vindas”, que costuma ser uma trilha com dois ou três e-mail.

Eles não são disparados ao mesmo tempo, sendo respeitado um espaço de tempo para que o lead “se lembre” da sua loja no futuro. Enfim, há diferentes estratégias que podem ser feitas nesse sentido.

Monitore seus resultados

Para saber como utilizar o e-mail marketing de forma efetiva, você não pode deixar de monitorar os seus resultados.

Somente com as métricas de desempenho você saberá dizer se determinada campanha de e-mail está realmente surtindo efeito. 

Qual a melhor ferramenta para e-mail marketing

Dentre as ferramentas de marketing mais completas do mercado, a recomendação é a RD Station. Com a RD é possível desenvolver campanhas, criar landing pages, segmentar leads e muito mais.

É possível integrar a RD Station com a TriCommerce, que é uma plataforma de sites de vendas. Ou seja, você terá todo o gerenciamento da sua loja e suas campanhas de marketing no mesmo lugar. 

Para se destacar da concorrência, não deixe de acessar o site da TriCommerce para conhecer um pouco mais de seus planos. E, lembre-se, saber como utilizar o e-mail marketing é muito importante, então não deixe de avaliar quais são as melhores estratégias de acordo com o seu mercado.