Como utilizar ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual

Como utilizar ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual

Como utilizar ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual 800 400 Blog do TriCommerce Plataforma de Ecommerce

Ter recursos como ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual é imprescindível se você deseja ter uma visa estratégica do seu negócio.

O marketplace é um tipo de negócio que possibilita uma série de coletas de dados, as quais podem ser integradas para trazer informações valiosas para a análise do seu empreendimento.

E sobre isso, neste artigo você vai aprender como ferramentas como Google Analytics, Google Tag Manager e Google Data Studio podem ser usadas para coletar, analisar e visualizar os dados da sua loja online. 

O que são as ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual

Existem diversas ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual no mercado, sendo as principais delas:

  • Google Analytics 
  • RD Station 
  • Google Tag Manager 
  • Google Data Studio 
  • Backoffices internos 

Cada uma dessas ferramentas funciona de uma forma e tem como foco um propósito. Porém, todas elas se igualem no que tange objetivo: rastrear e unificar dados.

Esses softwares conseguem captar diversas informações, como:

  • Tráfego
  • Conversão
  • Número de vendas
  • Faturamento
  • Quanto tempo o lead permaneceu na página
  • Quantas interações aconteceram 
  • Número de e-mail abertos
  • Etc.

Ou seja, eles fornecem o que chamamos de métricas de desempenho, que são métricas utilizadas para saber qual está sendo a resposta do público para as suas ações, produtos e coisas do gênero. 

Sem esses programas, seria impossível mensurar o que os usuários fazem na sua plataforma ou blog. 

Qual a importância das métricas de desempenho

Utilizar as ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual é imprescindível para quem deseja tomar decisões mais assertivas e estratégicas para a sua empresa.

Talvez esse seja um dos maiores erros dos empreendedores: não avaliar os seus resultados.

Se você não monitora de perto quais são os resultados que as suas ações estão gerando, como saber se você está indo para o caminho certo ou não?

Suponha que você está fazendo uma campanha de Marketing pela RD Station. Se você não avaliar quantas conversões foram feitas utilizando a sua Landing Page, ficará impossível saber se o conteúdo está realmente atrativo ou não.

Quando você tem o apoio das ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual fica fácil ver tudo isso em gráficos e dashboards, o que proporcionará um entendimento muito mais global sobre tudo o que está acontecendo.

Lembrando que esses programas eliminam o que chamamos de “erros humanos” nas operações manuais.

Além disso, avaliar os dados vai lhe possibilitar ter uma visão real do que o seu público-alvo realmente acha, não apenas uma suposição (que é como são feitas as maiorias das estratégias de marketing, o que não é bom).

Como a TriCommerce pode te ajudar

A TriCommerce é uma plataforma de site de vendas que possibilita a integração com várias ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual.

A TriCommerce possui um módulo de TAGs de acompanhamento, em que é possível usar quantas tags forem necessárias. Programas como Google Ads, TGM, Analytics, pixel do Facebook, RD Station ficarão rastreáveis. 

Desse modo, você consegue fazer a avaliação das métricas de uma forma muito mais fácil e útil.

Quer começar a usar as ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual para melhorar os seus resultados? Acesse o site da TriCommerce e veja as opções de planos.