Ter recursos como ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual é imprescindível se você deseja ter uma visa estratégica do seu negócio.
O marketplace é um tipo de negócio que possibilita uma série de coletas de dados, as quais podem ser integradas para trazer informações valiosas para a análise do seu empreendimento.
E sobre isso, neste artigo você vai aprender como ferramentas como Google Analytics, Google Tag Manager e Google Data Studio podem ser usadas para coletar, analisar e visualizar os dados da sua loja online.
O que são as ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual
Existem diversas ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual no mercado, sendo as principais delas:
- Google Analytics
- RD Station
- Google Tag Manager
- Google Data Studio
- Backoffices internos
Cada uma dessas ferramentas funciona de uma forma e tem como foco um propósito. Porém, todas elas se igualem no que tange objetivo: rastrear e unificar dados.
Esses softwares conseguem captar diversas informações, como:
- Tráfego
- Conversão
- Número de vendas
- Faturamento
- Quanto tempo o lead permaneceu na página
- Quantas interações aconteceram
- Número de e-mail abertos
- Etc.
Ou seja, eles fornecem o que chamamos de métricas de desempenho, que são métricas utilizadas para saber qual está sendo a resposta do público para as suas ações, produtos e coisas do gênero.
Sem esses programas, seria impossível mensurar o que os usuários fazem na sua plataforma ou blog.
Qual a importância das métricas de desempenho
Utilizar as ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual é imprescindível para quem deseja tomar decisões mais assertivas e estratégicas para a sua empresa.
Talvez esse seja um dos maiores erros dos empreendedores: não avaliar os seus resultados.
Se você não monitora de perto quais são os resultados que as suas ações estão gerando, como saber se você está indo para o caminho certo ou não?
Suponha que você está fazendo uma campanha de Marketing pela RD Station. Se você não avaliar quantas conversões foram feitas utilizando a sua Landing Page, ficará impossível saber se o conteúdo está realmente atrativo ou não.
Quando você tem o apoio das ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual fica fácil ver tudo isso em gráficos e dashboards, o que proporcionará um entendimento muito mais global sobre tudo o que está acontecendo.
Lembrando que esses programas eliminam o que chamamos de “erros humanos” nas operações manuais.
Além disso, avaliar os dados vai lhe possibilitar ter uma visão real do que o seu público-alvo realmente acha, não apenas uma suposição (que é como são feitas as maiorias das estratégias de marketing, o que não é bom).
Como a TriCommerce pode te ajudar
A TriCommerce é uma plataforma de site de vendas que possibilita a integração com várias ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual.
A TriCommerce possui um módulo de TAGs de acompanhamento, em que é possível usar quantas tags forem necessárias. Programas como Google Ads, TGM, Analytics, pixel do Facebook, RD Station ficarão rastreáveis.
Desse modo, você consegue fazer a avaliação das métricas de uma forma muito mais fácil e útil.
Quer começar a usar as ferramentas de análise de dados para medir o desempenho da loja virtual para melhorar os seus resultados? Acesse o site da TriCommerce e veja as opções de planos.