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Funil De Vendas, Como Aplicar No Seu E-Commerce? – Blog do TriCommerce Plataforma de Ecommerce

Funil De Vendas, Como Aplicar No Seu E-Commerce?

Funil De Vendas, Como Aplicar No Seu E-Commerce?

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Se você deseja se destacar da concorrência, conhecer o Funil de Vendas é algo que não pode faltar no gerenciamento do seu negócio. O processo é utilizado por todas as empresas, das mais conceituadas às mais novas e independentes.

Dentro do mundo digital há diversos concorrentes e todos eles são tão acessíveis quanto você e sua loja. Por isso, investir em gestão e ferramentas que te auxiliem a desenvolver um negócio com excelência é imprescindível para ter bons resultados.

Nesse artigo você vai entender mais sobre o conceito de Funil de Vendas e como ele pode ser aplicado no e-commerce.

Funil de Vendas: o que é

Bem, primeiramente, vamos esclarecer o que é Funil de Vendas. Ele nada mais é do que um modelo analítico usado para representar o que chamamos de jornada de compra do cliente.

O objetivo do método é avaliar e mapear a trajetória que aquele lead (possível consumidor) realiza até que ele efetivamente adquira o seu produto ou serviço.

Hoje, graças às ferramentas que conseguem rastrear os leads (Google Analytics, por exemplo), é possível categorizar esses possíveis futuros clientes e, então, promover as estratégias mais assertivas para cada grupo de pessoas.

E por que isso é tão importante? Se você deseja que um lead vire efetivamente um cliente, você precisa dar o que ele precisa a depender da intimidade que ele tem com o seu produto.

Sendo mais prático: alguém que acabou de conhecer sua marca precisa de uma abordagem diferente daquela pessoa que está quase comprando.

A seguir você irá conferir as quatro etapas principais de um Funil de Vendas e como trabalhar em cada uma delas.

1. Reconhecimento

Na primeira etapa do Funil de Vendas temos o Reconhecimento. Aqui são encontrados aqueles leads que acabaram de conhecer a sua empresa, ou seja, é o primeiro contato.

Normalmente eles chegam através de tráfego orgânico após uma pesquisa do Google ou através do tráfego pago (anúncios segmentados por nichos).

Então, nesse momento ainda não há uma certeza sobre o que é o seu produto ou serviço.

Se esse primeiro contato não for bem estabelecido, ele sairá do seu site sem saber o que realmente tinha por ali. Então, se você tem um e-commerce, é fundamental que o seu site traga uma mensagem clara daquilo que você oferece.

2. Consideração

Quando os leads dentro do seu Funil de Vendas avançam, eles se encontrarão na etapa 2, que é a etapa de Consideração.

Aqui, as pessoas já sabem o que você tem a oferecer e, além disso, já conseguem identificar que o seu produto ou serviço podem ser a solução para a sua dor/necessidade.

Para que o lead chegue nesse momento há muito marketing envolvido. A transição ocorre porque o usuário “aprendeu” mais sobre o seu produto e descobriu que ele pode ajudar, mas é tudo muito superficial ainda.

Para que a pessoa avança para o estágio seguinte, que é ficar ainda mais decidido a compra, é necessário utilizar um conteúdo ainda mais assertivo e profundo.

3. Decisão

Essa é a penúltima Funil de Vendas e nesse momento o lead precisa de apenas um empurrãozinho para finalizar a compra.

Nesse momento, a plataforma de e-commerce pode oferecer promoções ou mandar um e-mail exatamente falando daquelas peças que até mesmo já constam no carrinho.

Um cupom de desconto sempre cai bem nesse momento, ou alguma chamada de urgência oferecendo condições especiais para as próximas 24 horas.

4. Retenção

Muitos pensam que o Funil de Vendas acaba depois da primeira compra, mas definitivamente não é dessa forma que acontece.

O maior objetivo de um e-commerce não é realizar a primeira venda, mas, sim, atrair o cliente a ponto de ele fidelizar. Ou seja, na próxima compra ele também dará preferência pelo seu produto ou serviço.

Mesmo que seja algo de venda única (produtos de altíssima duração, por exemplo), é muito importante manter boas relações para haver uma indicação entre pessoas (e nada mais atrativo do que uma recomendação de alguém que conhecemos).

Mas como fazer isso? Existem diversas formas de fidelizar clientes, uma delas é mandando e-mails de tempos em tempos trazendo alguma novidade ou um desconto exclusivo para antigos clientes.

É importante que essa etapa seja bem personalizada para que o cliente realmente se sinta importante e não apenas “mais um”.

Como identificar os leads dentro do Funil de Vendas

Talvez você esteja se perguntando como é possível segmentar todos esses usuários que acessam o seu site ou blog para usar a estratégia de Funil de Vendas.

Para você conseguir mapear a trajetória dos seus leads e futuros clientes é necessário investir em ferramentas que consigam fazer esse rastreio e que, além disso, te tragam essas informações de formas claras.

Uma dessas ferramentas, por exemplo, é o Google Analytics. Porém, ele é apenas um receptor de dados. Se você deseja um sistema completo, é muito importante integrar o Analytics com outras plataformas.

E, claro, a própria plataforma consegue fazer um rastreio dos leads dentro do site quando ele já é registrado e começa a explorar os produtos.

Quanto mais informações você tiver sobre esse usuário, mais fácil será segmentá-lo e, então, nutri-lo até ele chegar à etapa 3 de Decisão do Funil de Vendas.

Aliás, poder contar com boas ferramentas não é mais um diferencial e, sim, uma obrigação

Como a TriCommerce pode te ajudar

Como dito anteriormente, uma plataforma/site de vendas poderá te ajudar nessa questão de rastrear e definir em qual etapa o lead está.

Para que você consiga ter um mapeamento adequado dessas pessoas e trabalhar com informações assertivas, é importantíssimo possuir plataformas que sejam integradas, principalmente a sua loja virtual.

A TriCommerce trabalha diretamente com projeto de sites de vendas, é totalmente personalizável e integrada com outros sistemas.

Quer ver na prática como funciona um bom Funil de Vendas? Acesse o site da TriCommerce e veja agora mesmo como as soluções de projeto de site de vendas podem melhorar o desempenho da sua loja online.