A internet disponibilizou para as pessoas diversas formas de empreender, facilitando tanto a vida do cliente quanto do empresário, o que fez com que fossem criados diferentes tipos de modelos de negócios de comércio eletrônico.
Diante desse leque de possibilidades que apenas o e-commerce pode oferecer, as pessoas têm buscado cada vez mais informações sobre o assunto, justamente para conhecer e descobrir como desenvolver suas ideias.
Sendo assim, diante da alta procura pelo assunto, neste texto vamos te mostrar os diferentes tipos de modelos de negócios de comércio eletrônico, para que você consiga escolher entre eles o ideal para o seu empreendimento.
Quais são os tipos de modelos de negócios de comércio eletrônico?
Há inúmeros modelos de negócios de comércio eletrônico que sequer caberiam nesse texto, no entanto, vamos explicar quais são os principais que mais vem sendo utilizados no momento, para que você possa escolher o que melhor atenderá as suas expectativas.
Business-to-Business (B2B)
O Business-to-Business ou também conhecido como B2B é um dos diversos modelos de negócios de comércio eletrônico. Nele as vendas são feita de uma empresa para outra empresa.
Em suma, tanto o vendedor da mercadoria quanto o seu comprador são comércios. Um exemplo de empresas que trabalham com esse modelo são EBANX, Ambev, Gupy.
Business-to-Consumer (B2C)
Já o modelo de negócio Business-to-Consumer (B2C) é o mais utilizado e mais conhecido por todos, isto é, é aquele em que a empresa vende diretamente ao consumidor, seja um produto, informação ou serviço.
Nesse tipo de modelos de negócios de comércio eletrônico o cliente é uma pessoa física e não uma empresa como no Business-to-Business. Exemplos de negócios que seguem esse modelo são: Lojas Americanas, Amazon e outras que atuam nessa mesma linha.
Esse tipo é muito comum ser utilizado para pessoas físicas que têm lojas físicas e querem expandir suas vendas no comércio eletrônico.
Consumer-to-Consumer (C2C)
No modelo Consumer-to-consumer, os próprios consumidores vendem para outros consumidores, essas interações costumam ser feitas por meio de plataformas terceirizadas de venda ou até mesmo por marketplace.
O C2C tem sido a escolha de pessoas que querem entregar no empreendedorismo obtendo a mesma liberdade que comerciantes, vendendo tanto produto quanto seus serviços como freelance.
As plataformas que costumam ser usadas por consumidores que querem vender para outros consumidores são o E-bay, Mercado Livre e Enjoei.
Costumer-to-Business (C2B)
Já o Costumer to Business (C2B) é quanto o consumidor realiza venda para empresas, embora não seja tão comum quanto os demais modelos de negócios de comércio eletrônico.
Assim como o Consumer-to-consumer, o consumidor também utiliza plataformas para vender produtos ou serviços, contudo, aqui o cliente final são empresas e não pessoas físicas.
Para uma melhor exemplificação sobre Costumer to Business são os bancos de imagens onde profissionais como design e fotógrafos disponibilizam seus materiais para que as empresas os comprem para utilizá-los.
Como saber qual é o melhor modelo de negócios de comércio eletrônico?
Para descobrir basta que você se atente que tipo de vendedor você será: empresa ou consumidor, bem como para quem quer vender: empresas ou outros consumidores?
É claro que você pode optar por mais de um dos Modelos de Negócio.
Agora, já sabendo qual Modelos de Negócios de Comércio Eletrônico será utilizado pela sua loja, basta você iniciar sua jornada no e-commerce, criando-o junto a TriCommerce, uma plataforma especializada no assunto e com as melhores ferramentas de integração para a sua loja. Quer saber mais? Confira os planos da TriCommerce.