Como garantir o sucesso da última milha no E-Commerce e reduzir as devoluções

Como garantir o sucesso da última milha no E-Commerce e reduzir as devoluções

Como garantir o sucesso da última milha no E-Commerce e reduzir as devoluções 800 600 Blog do TriCommerce Plataforma de Ecommerce

A experiência do cliente deve ser sempre prioridade em qualquer negócio, pois ela é de extrema importância para que ele retorne, sendo assim, além de se preocupar em conseguir vender, é essencial se atentar a ter sucesso na última milha no E-Commerce.

Sabemos que a cada dia que passa as pessoas têm optado por comprar em e-commerce, o que tem sido ótimo para os empreendedores, contudo, mesmo comprando pela internet, elas ainda querem uma entrega rápida, como se estivesse efetuando a compra pessoalmente.

Sendo assim, pensando nas novas demandas necessárias para dar ao consumidor uma boa experiência em sua loja, neste artigo vamos te ensinar como garantir o sucesso da última milha no E-Commerce e reduzir as devoluções.

O que é a última milha no e-commerce?

O primeiro passo para garantir o sucesso da última milha no E-commerce é entender qual é o seu conceito. Esse termo, também conhecido como “last mile”, é a última etapa da distribuição da mercadoria, ou seja, do armazém de distribuição até a casa do cliente.

Essa é a etapa em que após o consumidor já ter efetuado suas compras, a empresa irá separar os produtos e se encarregar de efetuar a sua entrega até o local desejado pelo cliente, portanto, é imprescindível ser feita corretamente, para gerar uma boa experiência a ele.

Como esse serviço é feito por pessoas, é normal que fatores humanos possam causar problemas, como perda ou avaria do produto, longa demora na entrega e até mesmo mercadoria errada, gerando frustração no cliente e até devoluções.

Como garantir o sucesso da última milha no e-commerce?

Como dissemos anteriormente, fatores humanos podem causar problemas na última milha no E-commerce, mas não se preocupe, há práticas que podem te auxiliar na obtenção do sucesso.

Garanta que a mercadoria seja endereçada e manuseada correta

Para evitar que que o produto seja avariado ou entregue no endereço errado, gerando frustração no cliente, garanta que os seus transportadores enderecem o pacote corretamente, bem como o manuseie com cuidado para não localizar qualquer dano.

Ofereça em um sistema de rastreamento

Para gerar uma boa experiência no cliente, é importante investir em um software de rastreamento que irá fornecer em tempo real tanto aos clientes, quanto à própria empresa onde está a mercadoria, indicando até a previsão de entrega.

Invista em automação e tecnologia

Outra forma de garantir o sucesso da última milha no E-Commerce é investindo em automação, através de máquinas para expandir a eficiência da operação e melhorar a experiência de entrega da mercadoria ao cliente.

Trabalhe com transportadores de confiança

Sabemos que nem todo e-commerce possui sua própria frota de transportes de mercadoria, optando por escolher transportadoras – o que também é ótimo – contudo, escolha uma de confiança e que realize o serviço de forma rápida e eficiente.

É importante saber que muitas dessas transportadoras tem seu próprio sistema de rastreio, que você pode utilizar pela sua loja junto ao cliente, assim ele saberá em tempo real quando a mercadoria será entregue.

Como essas medida irão as devoluções de mercadoria?

Implementando essas medidas da etapa final do processo de distribuição da sua loja, você evitará que as mercadorias sejam perdidas, trocadas ou avarias, o que fará com que não haja necessidade de devolução por parte do cliente.

Para garantir o sucesso da última milha no E-Commerce é essencial encontrar uma plataforma com recursos para controle de estoque e a TriCommerce oferece essa ferramenta, confira seus planos e garanta a satisfação dos seus clientes com a nossa plataforma!