Se você quer crescer no meio digital e ganhar espaço no mercado, é muito importante que você busque participar de marketplaces, pois é uma forma de diversificar a sua plataforma de atuação.
Muitas pessoas acham que vender online é sinônimo de vender em marketplaces, mas a realidade não é bem assim. É importante que você compreenda esse conceito para conseguir dar os próximos passos.
Descubra neste artigo o que são marketplaces, quais são as vantagens e desvantagens de vender nesses canais e como escolher os melhores marketplaces para o seu negócio.
O que é e como participar de marketplaces
Para trabalhar com vendas online, trabalhar com participar de marketplaces é uma das opções.
Porém, antes de mais nada, o que seria o marketplace? Ele nada mais é do que um grande shopping Center online. Pense em um shopping: não há várias lojas diferentes em um único ambiente? Inclusive concorrentes.
Pois bem, o marketplace é a mesma coisa, porém online. Grandes marketplaces bem conhecidos no Brasil são: Amazon, Lojas Americana, Shopee, Mercado Livre e Shein.
Você não necessariamente precisa ter somente uma loja vinculada ao marketplace, você pode – e deve – ter um site independente também.
Quais são as vantagens e desvantagens do marketplace
Antes de participar de marketplaces, é importante conhecer um pouco de suas vantagens e desvantagens, veja:
Vantagens
Dentre as vantagens, podemos dizer a maior visibilidade que o seu produto pode ter. Isso é possível mesmo não gastando muito com marketing, pois o usuário já estará procurando por algo no segmento da sua loja.
Além disso, acaba gerando certa credibilidade, pois as pessoas associam o seu produto à qualidade do próprio marketplace em si (mas, para isso, é importante saber escolher uma boa plataforma).
Acaba sendo bem vantajoso porque o marketplace já fornece um local estruturado para você realizar as suas vendas, sendo uma ótima opção para quem está começando.
Desvantagens
Mas, claro, não podemos deixar de citar as desvantagens desse tipo de plataforma.
Para começar, você terá muitos concorrentes em um mesmo lugar, reduzindo as suas chances de fechar negócio.
Outro ponto negativo é o comissionamento que você precisa deixar com o site. Ou seja, a cada venda concluída a plataforma retira uma porcentagem para si (é por isso que em alguns casos o produto no marketplace é mais caro do que no site oficial).
E, além disso, não é possível personalizar a sua loja, perdendo um pouco da identidade.
Escolha uma boa plataforma
De modo geral, participar de marketplaces é bem interessante, principalmente quando você também tem um site particular.
Porém, para que a experiência seja boa, é essencial que você trabalhe com boas plataformas.
E quando falamos em “boa plataforma”, é necessário avaliar uma série de condicionantes, como:
- Comissão que fica com o marketplace
- Fama do marketplace no mercado
- Facilidade de acesso
- Qual a popularidade dele considerando seu público-alvo
- Desenvolvimento da própria plataforma (agilidade, responsividade, etc)
Como a TriCommerce pode te ajudar
A TriCommerce é uma plataforma de sites de vendas que possui diversos recursos para integrar e otimizar o desenvolvimento do seu negócio online.
Com a TriCommerce você poderá, por exemplo, integrar a sua loja online com BLIG ou Tiny via ERP. Dessa forma, você terá todo o controle de estoque e vendas em um único lugar, algo que é fundamental para a gestão.
Para conhecer melhor a TriCommerce e entender mais sobre como participar de marketplaces, acesse o site e veja quais são os planos disponíveis. Dica: para quem está começando, há a opção de plano free!