Como definir uma política de frete, troca e devolução para a loja virtual

Como definir uma política de frete, troca e devolução para a loja virtual

Como definir uma política de frete, troca e devolução para a loja virtual 800 400 Blog do TriCommerce Plataforma de Ecommerce

Desenvolver uma política de frete, troca e devolução para a loja virtual é imprescindível se você deseja vender nos marketplaces. O preço do frete é um dos pontos determinantes na compra e o ato de troca/devolução é algo comum.

É uma das coisas que os consumidores buscam saber antes mesmo de adquirir o produto, pois comprar pela internet tem certa imprevisibilidade e trocas, às vezes, precisam ser feitas.

Veja como calcular o valor do frete, quais são as modalidades de entrega disponíveis, como definir os prazos e as condições de troca e devolução dos produtos.

Como desenvolver uma política de frete, troca e devolução para a loja virtual

Para desenvolver uma política de frete, troca e devolução para a loja virtual você precisa compreender um pouco mais sobre cada um desses pontos:

Política de frete

O frete é um ponto determinante e deve ser informado ao cliente antes de ele finalizar a compra. 

O frete não costuma ser fixo, pois ele varia a depender de diferentes fatores, como:

  • Distância
  • Quantidade de peças
  • Volume da compra
  • Peso da compra

Então, todos os seus produtos devem estar devidamente catalogados para que o cálculo do frete seja feito de forma assertiva.

Você também pode traçar algumas estratégias de preço. Por exemplo: frete grátis acima de R$99 ou outro valor.

É importante definir, também, qual será o prazo de entrega de acordo com cada pedido. Na sua política, não deixe de informar em quanto tempo o produto será despachado.

Política de troca e devolução

A política de troca e devolução é algo muito recorrente e é imprescindível que esses detalhes estejam bem visíveis ao público. 

Primeira, vale ressaltar que a troca e devolução é um direito do consumidor, salvo exceções, então não adianta dizer que você não realiza trocas.

De modo geral, o consumidor tem até 7 dias para solicitar a troca ou devolução depois do recebimento, mas você pode aumentar esse prazo.

Não deixe de deixar claro para o consumidor sobre o prazo de devolução, forma de devolução, prazo para reembolso e coisas do gênero. 

Da sua parte, é importante investir na gestão de frete e vendas para que não haja discordância de resultados e atrasos nas entregas.

Faça um FAQ

Uma ótima ideia para deixar clara a sua política de frete, troca e devolução para a loja virtual é elaborando um FAQ.

O FAQ nada mais é do que “Perguntas Frequentes”, sendo que as mesmas vão resolver as dúvidas dos clientes imediatamente no que tange frete, troca e devolução.

Pense quais são as principais dúvidas e responda de forma clara e simples. Lembre-se de sempre manter as perguntas, bem como a política, devidamente atualizada.

Como A TriCommerce pode te ajudar

A TriCommerce é uma plataforma de site de vendas que já promove aos seus clientes toda uma estrutura.

Além de ferramentas de gestão, integração e muitas outras soluções, a TriCommerce oferece uma base feita por advogados para quem não tem política de frete, troca e devolução para a loja virtual, sendo que a mesma pode ser usada na íntegra ou fazendo ajustes.

Ou seja, você poderá utilizar da base da TriCommerce para te ajudar a desenvolver a sua própria política.

Você terá um site completo e que corresponde às expectativas de seus clientes. O melhor de tudo isso é que você tem direito a uma versão free, ideal para quem está começando no mundo online.

Para saber mais sobre a política de frete, troca e devolução para a loja virtual da TriCommerce, acesse o site e confira os planos.