Focar em vender para mercados locais é uma estratégia muito boa, mesmo que a maioria dos empreendimentos busque uma atuação nacional – ou até mesmo internacional.
De fato, ao optar por vendas online de qualidade é possível ter uma abrangência grande no mercado, porém, pensar no mercado local acaba diversificando o seu foco e isso pode trazer resultados bem interessantes.
Neste artigo você vai aprender algumas dicas para vender para mercados locais de forma muito mais eficiente – e, lembre-se: vender regionalmente não precisa ser o seu único foco, você também pode (e deve) pensar de forma mais ampla.
Como vender para mercados locais de forma eficiente
Quando estamos falando em vender para mercados locais você acaba tendo algumas vantagens quando comparamos com concorrentes de outras regiões.
Inclusive, é muito comum que novos negócios comecem com um raio de atuação menor e, depois, vão se expandindo conforme o negócio vai crescendo e se estabilizando.
A seguir você confere algumas dicas para que os resultados sejam os melhores possíveis:
Pesquise as necessidades e preferências dos clientes locais
Como você estará em contato mais próximo com o seu público-alvo por uma questão geográfica, ficará muito mais fácil compreender quais são as necessidades do público-local.
É claro que muita coisa irá se assemelhar com as considerações generalizadas sobre o seu mercado, mas atuando no micro será possível notar as particularidades daquele público em específico.
Use essas informações para vender para mercados locais de forma mais assertiva, de modo que apenas o seu negócio tenha aquilo que o mercado regional tanto deseja.
Ofereça opções de entrega rápida e gratuita
Comprar pela internet tem virado uma tendência e, na realidade, muitas são as pessoas que preferem compras online.
Porém, um dos pontos negativos de comprar na internet é justamente a demora na hora do frete ou o valor atribuído.
Quando você está fazendo entregas localmente será possível reduzir o valor do frete (é interessante considerar o frete grátis) e agilizar a entrega. Isso será uma vantagem muito competitiva quando comparado aos concorrentes.
Divulgue os produtos ou serviços nas redes sociais e em plataformas locais
Uma forma excelente de vender para mercados locais é divulgando os produtos nas suas redes sociais.
Uma dica é fazer parceria com influencers regionais, pois isso traz mais credibilidade e instiga o público.
Fidelize os clientes com um bom atendimento e pós-venda
Todo o atendimento, inclusive no pós-venda, deve ser cordial e solícito. Lembre-se que os negócios regionais têm muita influência do “boca-a-boca”, então é importante que você cultive o bom atendimento para que os clientes recomendem a sua loja.
Crie um site ou loja virtual atraente e fácil de navegar
Seja você um negócio local ou não, é essencial que você tenha um site virtual atraente, responsivo, claro e que seja fácil de navegar.
Quanto melhor for a sua plataforma de vendas, mais tempo as pessoas passarão nela e, consequentemente, maiores são as chances de comprar.
Outra dica é investir em SEO no seu site, pois isso irá ajudar a aumentar o tráfego orgânico, ou seja, aumentará o número de leads.
Como a TriCommerce pode te ajudar
A TriCommerce é uma plataforma de sites de vendas que traz uma estrutura desenvolvida para você desenvolver o seu site. Você poderá realizar diversas integrações, além de ter todos os resultados no mesmo lugar e informações que te ajudem na gestão.
É importante ressaltar que a TriCommerce possui um módulo de fretes personalizados para mercados locais. Exemplo: é possível cadastrar motoboys para entregas rápidas aos clientes.
Ou seja, você conseguirá unir o útil ao agradável! Se você quer começar a vender para mercados locais, não deixe de acessar o site da TriCommerce para conhecer um pouco mais de seus planos e de suas soluções.