Se você está pensando em ter o seu próprio negócio digital, com toda a certeza deve estar se perguntando sobre as dificuldades de vender online.
De fato, começar um novo negócio demanda tempo e dedicação, mas lojas digitais acabam sendo uma escolha menos burocrática. Se você quer abrir um negócio o mais rápido possível, saiba que esta modalidade pode ser mais fácil do que pensa!
Neste artigo iremos discutir um pouco sobre os principais passos para você ter a sua própria loja online. Fique atento às dicas para conseguir se destacar no mercado.
Por que vender online
Antes de começar com o passo a passo para abrir o seu próprio negócio, precisamos refletir sobre um questionamento: por que vender online? Será que é realmente vantajoso?
Pois bem, o mundo está se tornando cada vez mais digital. Além de produtos que são vendidos exclusivamente nesse meio (e-books, cursos online, dentre outras coisas), há também a procura crescente por compras online.
Isso já vinha se tornando uma tendência, porém, depois da pandemia causada pelo coronavírus este método de compra foi intensificado.
Primeiramente, porque as lojas fecharam e até mesmo quando voltaram a abrir os consumidores estavam amedrontados, então preferiam comprar online.
Isso fez com que a maioria das pessoas percebesse sobre as comodidades – sem falar em preços mais em conta – que é comprar pela internet.
Ou seja, vender online é algo que cresce a cada dia. Até mesmo as pessoas com pouca familiaridade com a internet já estão se arriscando nas compras!
Sendo assim, se você está com medo de apostar no mundo digital, pode ficar despreocupado agora mesmo!
Qual é o primeiro passo?
A primeira coisa que você deve fazer para vender online é escolher, com muito cuidado, qual será o seu segmento.
É um fato que as vendas pela internet estão com alta demanda, mas isso não quer dizer que qualquer área é promissora. Por isso, você deve escolher algumas opções e estudar minuciosamente como está o mercado.
Além de avaliar como estão as coisas hoje, tente projetar o seu negócio para o futuro. Será que é um nicho efêmero? Será que é uma moda passageira?
É melhor escolher um mercado que tenha perspectivas mais sólidas, caso contrário você fará um grande investimento e verá o retorno disso por pouco tempo.
Depois de escolher qual será o seu mercado de atuação, está na hora de pensar em relação ao seu público-alvo. É importantíssimo que você colete o máximo de informações possíveis sobre ele.
Aqui vão algumas perguntas que você pode fazer para entender melhor sobre a sua persona:
- Sexo
- Idade
- Profissão
- Nível de escolaridade
- Religião
- Região
- Condições econômicas
- Hobbies
- Desejos
- Medos
A partir desses e outros questionamentos você conseguirá traçar um perfil assertivo do seu público.
Veja qual é a legislação envolvida
Apesar de vender online ser um pouco menos burocrático, há uma legislação que regulamenta essa atividade.
Primeiramente, você deve se atentar às normas que falam sobre negócios digitais.
Depois, ficar de olho naquilo que é particular do seu nicho de negócio. Isso irá garantir uma atuação dentro de todos os conformes.
Pense na sua identidade
Uma marca também deve ter uma identidade. Assim como nós, seu negócio precisa ser uma cara, um tom de voz, enfim, toda uma caracterização que faça da sua marca algo consistente no que tange ao visual.
Desenvolver um manual de identidade é essencial para gerar reconhecimento por parte do público.
Faça escolhas que reflitam sobre a sua marca, valores, missões e coisas do gênero. Nesse momento, contar com a ajuda de profissionais faz toda a diferença!
Elabore estratégias de marketing
Obviamente, você não pode deixar de lado o marketing digital, pois ele quem irá atrair mais leads para a sua plataforma de venda.
Bolar estratégias de marketing acaba sendo mais fácil quando você conhece muito bem o seu público-alvo, pois você saberá o que ele deseja saber.
Além de boas campanhas, você precisa de meios para divulgá-las. Por isso, aposte em redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing e outras ferramentas de divulgação.
Sem um bom marketing, dificilmente você conseguirá vender online de forma significativa.
Quais serão os processos e procedimentos? – vender online
Talvez essa seja a parte mais difícil disso tudo. É importantíssimo que você gerencie todos os passos operacionais do seu negócio.
Estabeleça quais serão os processos e todos os procedimentos dentro deles. É uma forma de gerar padronização, promovendo maior organização e economia de tempo.
Um negócio que tem uma gestão eficaz consegue maior lucratividade, além de maiores chances de se destacar no mercado. Por isso, pense em cada detalhe antes de colocar o seu negócio para rodar.
Fique atento ao mercado e aos seus resultados
Os resultados serão o seu guia. A partir deles você irá traçar novas estratégias para o seu negócio.
Se alguma ação está gerando resultados positivos, então isso quer dizer que você acertou e pode investir nessa direção. Caso contrário, é preciso realizar ajustes até acertar.
Parametrize e quantifique o máximo de dados possíveis. Isso vai te tirar do “achismo”, dando mais assertividade para as próximas ações.
Escolha uma boa plataforma – vender online
Por fim, a última dica deste artigo é em relação à plataforma. É importantíssimo que a sua plataforma de vendas atenda as expectativas de seus clientes.
Caso contrário, mesmo que você tenha feito um projeto impecável, as suas vendas ficarão comprometidas.
Isso porque o usuário não irá comprar em um site que ele não ache seguro ou responsivo. A experiência do consumidor nesse momento deve ser excelente, para que ele consiga, sem qualquer problema, realizar a sua compra.
A recomendação é apostar em plataformas de criação de sites de vendas. Isso irá garantir uma plataforma que agrade os seus clientes e que traga maior segurança.
Então, se você quer vender online e ter bons resultados, a última dica é conhecer a Tricommerce. Com eles você terá a melhor plataforma do mercado!