As vendas via WhatsApp são essenciais hoje em dia. O aplicativo vai muito além das conversas informais com nossos amigos, ele se tornou um meio de negócios.
Qualquer dono de e-commerce que deseje se destacar no mercado deve investir em ferramentas que ajudem na comunicação e na divulgação de seus produtos, coisas que o WhatsApp realiza muito bem.
Neste artigo você vai entender como as vendas por WhatsApp funcionam, além de muitas dicas para fazer o seu negócio crescer a cada dia. Vamos lá?
Como funcionam as vendas via WhatsApp
As vendas via WhatsApp devem ser feitas de forma profissional, mesmo que o aplicativo seja considerado mais informal.
O primeiro passo é criar uma conta para o seu e-commerce (ou seja, não misture com o seu WhatsApp pessoal).
Recomenda-se optar pelo WhatsApp Business, pois essa versão possui ferramentas específicas para contas comerciais e empresariais.
Através dele você pode programar mensagens, incluir catálogo e muito mais (já é um grande diferencial, facilitando o atendimento do cliente).
Outra dica é integrar o WhatsApp com chats. É possível desenvolver uma assistente virtual, que irá otimizar todo o seu trabalho (mas, lembre-se, nada substitui o contato humano, sendo importante ter sempre alguém de olho nas mensagens).
Sobre o processo de vendas via WhatsApp, o aplicativo pode ser usado como um suporte para conversar com o cliente ou como o meio principal de vendas (mas, nesse caso, é muito importante contar com outras ferramentas).
É possível fazer diversas integrações com o app, sendo assim, se você deseja que o WhatsApp tenha grande participação no seu processo de vendas, é importante investir nele para que haja integração de dados e afins.
Dicas para melhorar as taxas de vendas
Se você deseja aumentar as taxas de vendas via WhatsApp é importante ficar por dentro de algumas dicas que fazem toda a diferença. Veja as principais:
Tenha respostas automáticas
O WhatsApp Business vai permitir respostas automáticas, o que vai facilitar e agilizar o atendimento.
Mensagens de ausência também são muito importantes, pois você pode colocar quais são os horários de atendimento – inclusive, evite atender fora do horário comercial, salvo em emergências.
Deixe o perfil profissional
É essencial que a pessoa acesse o seu WhatsApp e veja um perfil profissional – o WhatsApp Business também vai te ajudar nisso.
Primeiramente, elabore o logo da sua empresa e coloque como foto. Faça uma breve descrição dos seus negócios no perfil e não deixe de colocar o catálogo de produtos ou serviços.
No perfil comercial você também conseguirá colocar horário de atendimento, de forma que os clientes já estarão cientes se mandarem mensagem fora deste horário.
Tenha integração de dados
Integração de dados é essencial. Caso não tenha um sistema que faça a relação com o WhatsApp, é importante desenvolver algo que funcione.
Os pedidos feitos pelas vendas via WhatsApp devem ser prontamente registrados, caso contrário o estoque ficará desatualizado.
Tenha uma loja para direcionar os clientes
A melhor forma é usar o WhatsApp como um apoio e encaminhar os clientes para um site de vendas. Isso porque os sites possuem mais recursos (tanto para o cliente quanto para você).
Conheça a Tricommerce
A Tricommerce é uma plataforma de criação de lojas online, em que você poderá fazer o seu site de forma rápida e segura.
Além disso, há diversas possibilidades para integração de dados, fazendo um sistema integrado para que você não perca nenhuma informação.
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