Quando o assunto é negócio, é importante lembrarmos que ele só existe em razão do cliente, sabe aquela frase típica de “O cliente tem sempre razão”? Pois é, ela demonstra exatamente como ele é fundamental e para fazê-lo feliz é que o SAC foi criado.
Para manter a fidelidade do cliente é preciso dar a devida atenção ao que ele tem a dizer e mostrá-lo quão importante ele é no seu comércio, por isso cada vez mais temos recursos que priorizam o bem-estar e satisfação dos consumidores.
Nesse texto, vamos falar um pouco sobre o que é o SAC e mostrar a gigantesca importância que ele tem para a manutenção e crescimento dele, portanto, fique atento e não se esqueça de aplicá-lo em seu negócio.
Antes de tudo, o que é o SAC?
O Serviço de Atendimento ao Consumidor, mais conhecido como SAC, é o meio de comunicação pelo qual os consumidores de uma empresa entraram em contato diretamente com ela para realizar perguntas, resolver problemas e até sugerir melhorias.
Como vemos, o SAC é o canal de comunicação direta com a empresa, tornando esse diálogo entre as partes muito mais fácil e funcional, sem frustrar o cliente com qualquer dificuldade de contato.
Como funciona o SAC?
O SAC pode ser utilizado pelas empresas em diversos canais de comunicação, o ideal é sempre facilitar o contato do consumidor, portanto, os meios mais escolhidos têm sido:
- WhatsApp;
- Redes Sociais;
- Chat Online
- Telefone;
- E-mail;
É através desses meios de comunicação que o cliente terá todo o suporte necessário, seja fazer questionamentos e reclamações, resolver problemas, sugerir melhorias ou até mesmo obter outras informações.
Afinal, qual é a importância que o SAC tem?
Enquanto fomos explicando o que é o SAC e como ele funciona, já foi possível analisar alguns dos principais pontos que tornam ele importante tanto para o cliente como para o próprio negócio, mas aqui vamos especificá-los.
Aumento de satisfação dos clientes
Uma das importâncias que o SAC tem, é que ele oferece o aumento de satisfação dos clientes, pois eles se sentem conectados e ouvidos pela empresa ao ter suas dúvidas tiradas, reclamações ouvidas e a problemas resolvidos.
Com essa atenção dada pela empresa ao consumidor, sua satisfação aumenta exponencialmente.
Gera fidelização do consumidor
O SAC, ao gerar um aumento de satisfação do cliente, consequentemente, ocasiona na fidelização do consumidor, fazendo com que ele retorne mais vezes à sua empresa e compre.
Essa fidelização ocorre porque ele sente confiança no negócio, logo, ele tem conhecimento de que se houver qualquer problema, a empresa irá ouvi-lo e irá resolver.
Reputação positiva
Sabemos que a melhor propaganda é sempre a indicação de um cliente satisfeito, sendo assim, com a satisfação do atendimento do cliente pelo SAC, ele irá falar bem da empresa, gerando uma reputação positiva.
Crescimento do faturamento
Outra importância que o SAC tem na empresa, é que ele gera um aumento no faturamento do negócio, pois clientes satisfeitos e fiéis compram mais com ele.
Evita recebimento de multas
Um SAC eficiente também faz com que a empresa evite o recebimento de multas do Procon, pois se ele estiver satisfeito, não há reclamações a fazer nesse órgão.
Como implementar o SAC?
Para implementar o SAC no seu e-commerce, é imprescindível que a plataforma escolhida por você tenha essa ferramenta e a TriCommerce possui a solução ideal para todos os seus clientes, eis que ela entende a importância que esse recurso tem para seus usuários. Quer saber mais? Confira os planos da TriCommerce.