Você já se perguntou o porquê de alguns empreendimentos demoram para vender online? Ou melhor, já se perguntou se você será um deles? De fato, esse questionamento pode ser a barreira que impede muitos de começarem.
Obviamente, para você vender o seu produto ou serviço é necessário saber apostar em um nicho que tenha demanda no mercado. Porém, muitas vezes isso não é o suficiente.
Na verdade, na grande maioria das vezes isso não é suficiente. É algo praticamente obrigatório! Para ter sucesso nas vendas online você precisa ir um pouco além.
Porque demoram para vender online
Afinal, por que demoram para vender online? O crescimento a passos curtos – isso quando há crescimento – por parte de alguns empreendimentos é por conta de alguns fatores, como:
- Falta de conhecimento
- Falta de qualidade
- Falta de investimento em setores importantes
A seguir você vai conhecer de forma mais detalhada quais são os principais motivos pelos quais demoram para vender online.
Falta de conhecimento do público
O primeiro deles é a questão da falta de conhecimento do seu próprio público-alvo.
Ter a definição exata das pessoas que são o seu alvo no mercado é fundamental. Defina um perfil, crie as respectivas personas e lembre-se de que todas as estratégias tomadas serão para atingir essas pessoas.
Além disso, é importante ressaltar que o estudo do público-alvo é dinâmico, ou seja, as características das pessoas que irão consumir o seu produto ou serviço mudam conforme o tempo.
Sendo assim, é preciso realizar uma constante “atualização” desse perfil. Algumas perguntas poderão lhe auxiliar para definir os principais traços do seu público-alvo, como:
- Qual é a idade predominante?
- O consumo é feito por homens, mulheres ou ambos?
- Religião interfere?
- Qual a localização?
- Quais são os hobbies?
- Quais são os anseios?
- Qual é o nível de escolaridade?
- Qual é o poder aquisitivo?
- Quais são as dores?
- Quais são os ideais?
A partir dessas perguntas e algumas outras você pode definir de maneira mais assertiva o seu público e isso irá lhe ajudar a tomar as decisões corretas.
Produto ou serviço de má qualidade
Os consumidores estão cada vez mais exigentes no mercado. Um dos motivos pelo qual demoram para vender online é justamente a falta de qualidade do produto ou serviço oferecido.
Você não necessariamente precisa ser o melhor no mercado no que tange à qualidade, principalmente porque provavelmente estará competindo com grandes corporações, mas comprometa-se a entregar um bom produto.
Por isso, pense bem a respeito daquilo que você vai entregar no mercado. É algo que você consumiria e indicaria? Produtos de má qualidade podem até vender um pouco, mas depois a má fama faz uma propaganda muito negativa.
Má relação de custo x benefício
A relação de custo x benefício também é fundamental. Muitos se questionam se a relação de custo x benefício é a mesma coisa que qualidade, mas, na verdade, não é.
Vamos a um exemplo: você tem duas opções de pizza (1) pizza mais gostosa, que serve 4 pessoas e custa R$60 e (2) pizza regular, que serve 4 pessoas e que custa R$50.
A segunda opção acaba sendo mais barata, porém, o custo x benefício da primeira é bem melhor, pois a pizza é mais gostosa.
O objetivo da relação custo x benefício é: você está pagando por algo que realmente vale?
Se o seu produto é regular e você cobra o valor de um produto bom, então o custo x benefício não é ideal (mesmo que o preço corresponda com a média do mercado).
Falta de investimento em marketing
Um dos grandes motivos pelo qual demoram para vender online é justamente pela falta de investimento nas estratégias de marketing.
Quando estamos falando de negócios online, o marketing é o grande carro chefe. Todo o dinheiro direcionado é um investimento e o marketing assertivo trará muitos benefícios.
E quando falamos em investimento, não estamos pensando apenas em tempo, mas em dinheiro também. Veja alguns canais de marketing que vale a pena investir:
- Tik Tok
- YouTube
- Campanhas do Google ADS
Além disso, questões como design de artes, desenvolvimento da identidade da marca, produção de conteúdo e afins merecem o investimento. Esses materiais serão utilizados para “rechear” as estratégias de marketing.
Não metrificar os resultados
Outro erro que traz muitos resultados negativos na hora das vendas é a não metrificação de resultados.
Tenha metrificado o máximo de informação que você puder, pois dessa forma será possível avaliar como anda o seu próprio negócio.
Isso não vale apenas para o número de vendas, mas para todos os outros processos dentro do seu negócio.
O próprio marketing, por exemplo, tem as suas próprias metas e essas devem ser devidamente mensuradas. Desta forma fica mais fácil saber onde as campanhas estão errando ou acertando.
A metrificação tirará você do famoso “achismo”. Dessa forma, as suas decisões serão muito mais assertivas. Você não irá entrar para as empresas que demoram para vender online.
Plataforma de vendas ruim
E, por fim, um dos motivos principais do número desanimador nas vendas é a questão da plataforma.
Você já acessou um site para comprar algo e desistiu porque ele não era nada funcional, intuitivo ou responsivo? Pois bem, este é um dos maiores motivos de desistência da compra por parte dos consumidores.
Sendo assim, não deixe de investir em uma plataforma de vendas que realmente atenda as expectativas de seus clientes.
Além disso, uma plataforma de vendas adequada também será capaz de gerar integração entre os meios de propaganda, melhorando a performance e gestão.
A Tricommerce é uma empresa que atua no desenvolvimento de sites para vendas e com toda a certeza agregará muito mais para o seu negócio.
Se você não quer ser daquelas empresas que demoram para vender online, acesse o site da Tricommerce e olhe as possibilidades de planos.