Mesmo diante da crise econômica impulsionada pela pandemia, o setor de comércio eletrônico tem apresentado índices sustentáveis de crescimento. Vender online se tornou atrativo para muitos lojistas que tiveram de fechar as portas por conta das regras de distanciamento social e também se tornou fonte de receita para muitas pessoas afetadas pelos impactos econômicos do coronavírus. A comodidade de comprar online é insubstituível diante deste contexto e impulsiona o crescimento do setor.
Mas será que os novos e-commerces resistem ao longo prazo? Algumas pesquisas indicam que cerca de 70% das lojas virtuais fecham antes dos seis meses, enquanto outras apontam que a vida útil de um e-commerce no Brasil é de aproximadamente três meses. Ou seja, a resposta é que a maioria das lojas virtuais não devem passar de um ano. Mas por que? A seguir vamos listar os erros mais comuns que levam e-commerces a encerrar suas atividades no curto prazo.
Não pensar a loja como um negócio
Talvez esse seja o principal erro de quem está se aventurando pelo mundo do e-commerce. É necessário levar em consideração que administrar uma loja virtual exige a mesma atenção que um negócio físico, com algumas particularidades que envolvem especificamente o universo digital (nós podemos ajudar com isso). Por isso, planejar todas as etapas é essencial para o sucesso. O processo compreende desde administrar a parte burocrática até construir um plano de negócios apontando o nicho de mercado e o público alvo.
Não pensar a loja como um negócio
Tão importante quanto ter produtos ou serviços atrativos para potenciais consumidores, é fazer com que essa informação chegue até eles. Por isso, não investir em publicidade é um passo em direção ao fracasso no curto prazo quando se trata do universo digital, na medida em que ela é uma ferramenta indispensável na divulgação e na tomada de decisão de compra do potencial consumidor.
Problemas técnicos e de layout
O website é a porta de entrada e o cartão de visitas da loja virtual. É também onde o consumidor vai tomar a decisão de compra. Por isso, ele precisa se sentir seguro naquele ambiente e todos os elementos visuais precisam estar direcionados ao ato de compra. Site poluído, informações escondidas e navegação pouco intuitiva são um enorme problema. Tenha em mente que erros de layout e de segurança podem resultar na redução de vendas e até no fechamento da loja se não forem corrigidos.
Problemas de atendimento e suporte
Quando o consumidor realiza uma compra, ele quer saber onde seu produto está e quer também que chegue logo na sua casa. Atrasos na entrega aliado à ausência de um suporte adequado pode ser fatal para o e-commerce e ainda tornar a loja objeto de crítica em fóruns de discussão e em sites como o Reclame Aqui. Muitas vezes o atraso não é culpa do lojista, mas mesmo assim é necessário garantir que o cliente tenha um atendimento rápido e assertivo quando buscar os canais do e-commerce.
Agora que você já sabe o que NÃO fazer, não tem porque repetir esses erros, certo?