Se você está pensando em abrir um novo negócio, saiba que as lojas virtuais são uma opção e tanto, principalmente para quem não tem muita experiência no assunto (acaba sendo um meio menos burocrático).
Caso ainda esteja bolando um plano de negócios e não saiba ao certo em que segmento apostar, aqui você vai conferir algumas ideias para se inspirar.
Além disso, traremos várias dicas para que o seu negócio seja realmente um sucesso no mercado. Vamos lá?
Lojas virtuais para produtos digitais
Bem, uma das possibilidades – e que se torna cada vez mais comum – são as lojas virtuais de produtos digitais.
Ou seja, são plataformas voltadas para a venda de e-books, cursos, treinamentos, palestras e coisas do gênero.
Nesse sentido, há duas possibilidades: comercializar aquilo que você mesmo produz ou vender o que é de outras pessoas (com a devida autorização, claro).
Caso você seja muito bom em algo, trazer os seus próprios produtos é uma oportunidade bem bacana para crescer.
Se for apostar em produtos de terceiros, certifique-se de que são itens digitais realmente de qualidade e desenvolvidos por quem é profissional ou experiente no assunto.
Também há a possibilidade de trabalhar com marketing de afiliados. Você pode desenvolver uma plataforma para vender produtos de forma indireta.
Será gerado um valor, como uma comissão, toda vez que algum usuário adquirir o produto do comprador (que será um terceiro) através de sua plataforma.
Venda de produtos físicos
Outra forma de fazer negócio nas lojas virtuais é indo para o mais tradicional: produtos físicos. Ou seja, é a comercialização de itens, como livros físicos, jóias, camisetas, sabonetes ou qualquer outra coisa.
Nesse caso já exige um pouco mais de estruturação, pois – a depender do tipo de segmento que você irá seguir – será necessário ter estoque, sistema de entrega e coisas do gênero.
Isso implica em maior burocracia, pois você terá que correr atrás de licenças municipais e coisas do gênero.
Porém, tudo isso não quer dizer que seja uma má ideia. Apesar de ser, de fato, um tipo de negócio que demanda um pouco mais de burocracia e complexidade, normalmente a lucratividade do negócio é maior.
Sendo assim, pense bem no artigo que pretende vender. Assim é possível encontrar uma operação de ótimo custo x benefício.
Serviços
Não necessariamente você precisa oferecer produtos, sejam eles digitais ou não.
Outra possibilidade que você tem é apostar em uma loja virtual que ofereça serviços. Nesse contexto, há duas possibilidades:
- Presenciais
Nesse caso, o usuário fará a contratação online, mas o serviço será realizado pessoalmente.
- À distância
Aqui, tanto a contratação quanto o serviço serão feitos online. Este mercado tem ficado cada vez mais aquecido, pois traz mais praticidade e economia para ambos os lados.
Caso você tenha alguma especialidade, você pode oferecê-la online. Por exemplo, há escritórios de contabilidade que são totalmente online.
Para a empresa isso é bom, pois corta diversos custos com insumos e economiza no aluguel. Para o profissional também é bom, pois dá maior flexibilidade.
No caso do cliente, ele também é beneficiado, pois a contratação do serviço é mais prática e, além disso, também acaba saindo mais barato, visto que o próprio processo acaba sendo mais econômico.
Avalie a demanda do segmento
Depois de pensar melhor no que pretende fazer, é importante realizar uma pesquisa minuciosa a respeito da demanda.
Você precisa escolher um mercado que tenha espaço no mercado ou que esteja crescendo – e que tenha tendência para continuar dessa forma.
Nessa pesquisa, também faça uma relação em detalhes do consumidor, pois isso irá lhe ajudar na hora de desenvolver suas estratégias de mercado.
Há diversas possibilidades de lojas virtuais e é claro que o sucesso depende muito da gestão interna da empresa, mas escolher um bom segmento também é essencial para conseguir se destacar no mercado.
Tenha uma boa plataforma – lojas virtuais
Outra dica de ouro é em relação à plataforma. Como você se sente quando acessa um site e ele é lento, nada funcional ou intuitivo? Mesmo que você queira comprar o que está ali, talvez desista.
Se o principal acesso ao seu produto ou serviço é o meio online, é imprescindível que o cliente encontre a melhor plataforma possível.
Isso fará a experiência dele muito melhor, resultando em maior tempo de permanência na página e, consequentemente, maiores chances de vendas.
As lojas virtuais que investem em boas plataformas se destacam no mercado. Sendo assim, não deixe de encontrar boas agências para conferir o suporte necessário.
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