Perder o consumidor no meio da compra é um problema que muitas lojas virtuais ainda enfrentam, por isso vamos abordar como recuperar carrinho abandonado e como usar o checkout transparente para reduzir esse problema
Entre o processo de adicionar ao carrinho e fechar a compra, há um abismo. Muitos consumidores desistem no meio do caminho e abandonam o carrinho. Pesquisas indicam que a cada dez produtos adicionados, sete não são comprados.
É muita coisa. Ou seja, o potencial consumidor sai do site e não volta para concluir a compra.
Mas como adotar uma estratégia para converter mais e resolver esse problema? Parte da resposta está no checkout transparente. Vamos discutir um pouco sobre ele e sobre a recuperação de carrinhos abandonados. O objetivo é ajudar você a ser mais assertivo nas suas vendas online.
Parte-se do princípio de que a maioria das compras são feitas no calor da emoção, então quanto maior o caminho entre adicionar ao carrinho e fechar a compra, maior as chances de ter carrinhos abandonados, já que o consumidor vai ter mais tempo (e mais cliques) para repensar sua decisão.
Por isso, é importante ter um site bem estruturado e que também faça o potencial consumidor se sentir seguro para efetuar o ato da compra. Isso também tem tudo a ver com as dicas para expandir seu e-commerce, em que apontamos que seu site é o mais importante de tudo.
O checkout transparente vai ajudar nisso porque, com ele, o cliente não precisa sair da loja para efetuar a compra. Todo o processo acontece dentro do mesmo ambiente, reduzindo muito as chances de carrinhos abandonados.
Embora o checkout transparente seja a melhor estratégia para ter menos carrinhos abandonados, outras abordagens podem ser combinadas a ela.
Vamos apontar três daquelas que consideramos as principais.
1- Incentivos para fechar a compra
Você pode oferecer cupons de desconto para redirecionar o cliente de volta para a compra. Embora seja uma estratégia efetiva, ela precisa ser usada com cuidado porque, em alguns casos, clientes podem deixar carrinhos abandonados somente para obter o desconto.
Então, é necessário que você avalie financeiramente se essa estratégia é adequada. Mas certamente é uma forma funcional de recuperar carrinhos abandonados junto com o checkout transparente.
2- O consumidor não quer ser surpreendido com o preço final
Se o preço do frete for mais alto que o preço do produto ou se o preço na hora de fechar a compra for maior do que aquele mostrado na lista de produtos,você vai ter carrinhos abandonados na certa.
Por isso, junto com o checkout transparente, pode ser interessante não surpreender o consumidor com o preço final. Isso significa aplicar descontos que funcionem na hora de fechar a compra e, quem sabe, oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor.
3- Campanhas direcionadas
Mesmo fazendo tudo certinho, certamente você ainda terá problemas com carrinhos abandonados, mesmo que reduzidos.
Por isso, junto com o checkout transparente, você pode ter estratégias de recuperação de carrinhos abandonados na manga, como campanhas de email marketing direcionadas e remarketing combinados com estratégias de automações de marketing e vendas.
Agora você já sabe como (tentar) evitar carrinhos abandonados e estratégias efetivas para recuperá-los. Nós, do Tricommerce, podemos te ajudar com isso e com outras questões recorrentes no mundo do e-commerce. Entra em contato conosco!