A Internet é agora parte integrante da vida quotidiana e do e-commerce também, ou seja, vender os seus produtos ou serviços na Internet através de uma loja virtual é a melhor escolha. Confira como montar uma loja profissional.
Se pretende aumentar o seu alcance e estar presente em todos os meios de comunicação, tem de estar representado com a sua loja nas mídias sociais.
Dessa forma, alcançará um grupo maior de compradores e poderá vender seus produtos em todo o país ou mesmo internacionalmente. Veja como montar sua loja virtual profissional.
1 – Selecione o sistema de loja apropriado
Se você deseja criar uma loja online, o primeiro passo deve ser pensar em quais requisitos a loja deve atender:
- Quais métodos de pagamento quero oferecer? E como integrá-los de maneira efetiva.
- A loja online tem de fornecer uma integração com sistemas de gestão de mercadorias (ERPs)?
- Quais funções de cadastro são necessárias para meus produtos?
- Quais conexões com portais de marketing, como mecanismos de busca de preços, são necessárias?
Assim que tiver elaborado um catálogo de requisitos, precisa compará-lo com as várias alternativas de loja virtual e criar uma lista de classificação. Ao fazer essa comparação, acaba sendo a melhor opção de como montar uma loja virtual profissional.
2 – Registro com provedores de pagamento – como montar uma loja profissional
Para criar uma loja online com sucesso, é crucial ter a liberdade de escolher o sistema de pagamento online certo para o seu negócio.
Um estudo do provedor de pagamentos Opayo, antiga Sage Pay, descobriu que mais de 70% dos compradores desistem de sua compra se o método de pagamento preferido não for oferecido.
Os métodos de pagamento mais importantes para o mercado brasileiro são:
- Boleto;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Pix;
Quando você cria uma loja virtual, as condições dos meios de pagamento às vezes são muito diferentes, ou seja, encontrará provedores com altos custos fixos anuais, mas também servidores que não têm custos fixos, pois cobram taxas adicionais por cada transação de venda.
Portanto, verifique atentamente as opções de integração dos provedores de plataformas de e-commerce ao criar a sua loja virtual e decida a forma de pagamento mais vantajosa.
3 – Ganhe visitantes através do marketing online
Já configurou a sua loja online, mas os clientes estão longe? Não é à toa, porque sem estratégias de marketing digital adequadas não conseguirá gerar vendas relevantes.
A fim de evitar uma quebra de mídia, ou seja, a mudança de um meio para outro, e a perda de clientes associadas, o marketing digital se estabeleceu como a medida de publicidade mais eficiente para lojas virtuais.
Seja marketing de mecanismo de pesquisa via Google AdWords, envio de boletins informativos para clientes existentes ou o chamado marketing de afiliados – as possibilidades de atrair visitantes por meio do marketing digital são enormes.
Uma descrição de todos os métodos úteis para anunciar sua loja virtual serão encontrados aqui.
Vantagens de uma loja virtual do ponto de vista do comprador:
- Conveniente: A compra pode ser feita facilmente em casa a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Não há horário de funcionamento que o cliente tenha que cumprir.
- Oferta de informação: O consumidor pode informar-se sobre o produto à vontade. Relatórios de experiência ou testes comparativos na internet facilitam a decisão.
- Escolha: Uma gama maior de produtos é oferecida em uma loja online do que em uma loja física.
- Mais barato: muitas lojas online podem oferecer preços mais baratos porque não precisam pagar altos custos de armazenamento ou aluguel.
A loja online não oferece apenas vantagens para os clientes. Você também pode se beneficiar com isso.
Vantagens de uma loja online do ponto de vista do vendedor:
- Sem aluguel caro de ponto: eliminando o aluguel da loja, pode-se investir o dinheiro economizado em uma estratégia de marketing online para o engajamento da marca.
- Menos custos com pessoal: Um dono de loja online sobrevive com muito menos pessoal do que um dono de loja física. Embora o pessoal deva ser contratado na forma de gerente de loja, alguém responsável pelo transporte e contabilidade, não há custos para o pessoal da loja.
- Alto alcance: se você administra uma loja online e faz marketing on-line com sucesso, expande seu alcance e alcança mercados de vendas maiores do que apenas uma loja física.
- Estude o comportamento do usuário: Graças a algumas ferramentas estatísticas, como o Google Analytics, pode finalmente descobrir como seus clientes “clicam” em sua loja e o que os motiva a comprar.
Outro ponto valioso a ser destacado é que a loja virtual pode ser um complemento interessante, que tende a fortalecer a sua loja física. Ou seja, se a empresa já tiver uma loja física e uma equipe, fica muito mais fácil lançar, gerenciar uma loja virtual e obter sucesso.
Como posso dar os primeiros passos? – como montar uma loja profissional
Para entender como montar uma loja profissional e expandir seu negócio ou inovar neste amplo mercado com novos produtos. Com um investimento relativamente pequeno, aumentará suas vendas e conquistará seus clientes com mais facilidade e frequência. Para uma loja virtual de sucesso, a nossa experiência e parcerias fará a diferença. Para que sua loja seja um fenômeno no futuro, venha fazer parte da TriCommerce.