O e-commerce é um segmento que não para de crescer no Brasil e no mundo. Porém, um mercado favorável não significa que o sucesso é certeiro, pois é necessário investir em processos e em ferramentas essenciais para vendas online.
Não é segredo para ninguém que a concorrência está grande em todos os setores, então é preciso apostar na tecnologia para se destacar.
Neste artigo você vai ficar por dentro das principais ferramentas que podem ajudar no dia a dia do seu negócio online.
1. Ferramentas essenciais para vendas online: ERPs
Dentre as ferramentas essenciais para vendas online, podemos citar o ERP (Enterprise Resource Planning), que são softwares de planejamento empresarial, cujo objetivo é integrar dados e automatizar processos.
Além de centralizar as informações, o ERP também tem por objetivo trazer tudo isso que uma forma clara para os colaboradores, o que facilita ter uma visão muito mais estratégica do seu próprio negócio.
Tudo isso é feito de uma forma personalizável para atender as necessidades de cada cliente, trazendo clareza e integração de dados, proporcionando melhor fluxo de trabalho. A Bling e Tiny, por exemplo, são bons exemplos de ERP.
2. RDStation Marketing
Quando falamos em ferramentas essenciais para vendas online não podemos deixar de pensar no marketing.
Marketing e vendas andam lado a lado em qualquer tipo de mercado, pois ele é o responsável pela captação de novos clientes (pelo menos pela grande maioria deles).
Sendo assim, ter uma plataforma de marketing que converse com as vendas e que traga informações para sua empresa crescer ainda mais é fundamental. Quando falamos em marketing, não há como não citar a RD Station.
A RD é uma das melhores plataformas de marketing, pois foi desenvolvida para conseguir se integrar com a grande maioria das plataformas. Ou seja, você terá muitas informações em um só lugar.
3. WhatsApp
Dificilmente há algum hoje em dia que não tenha whatsapp, não é mesmo? Ele se tornou o meio de comunicação oficial e vai muito além de conversas informais.
Hoje, se transformou em uma plataforma de educação e negociação, por exemplo.
Isso porque é um meio muito fácil e instantâneo de divulgar informações, além de ser realmente leve nos celulares – mesmo com pouca internet nós conseguimos nos comunicar.
Sendo assim, acaba se tornando uma das ferramentas essenciais para vendas online.
E o melhor de tudo é que há uma versão exclusiva para empresas e números corporativos, o Whatsapp Business. Com ele você conseguirá programar mensagens, trazer um folder com seus produtos e outras ferramentas.
Não deixe de criar um perfil para a sua própria empresa para centralizar todas as informações e contatos com os clientes.
4. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta do Google e como o seu próprio nome já diz o seu principal objetivo é trazer dados analíticos.
Essa ferramenta consegue fazer o rastreio de diversos dados, incluindo números de acessos, tempo de permanência na página, quais páginas do seu site estão sendo visitadas, dentre muitas outras informações.
O Google Analytics é uma das fontes de dados que plataformas como a RD Station usam para gerar relatórios e gráficos.
5. Ecommerce TriCommerce
A última, mas não menos importante, das ferramentas essenciais para vendas online trazidas nesse artigo é a TriCommerce.
A plataforma será a responsável por desenvolver o projeto do seu site de vendas, trazendo uma solução completa, integrada e personalizada.
Contar com uma boa plataforma para controlar as suas vendas e para trazer uma boa experiência ao usuário é uma das premissas do e-commerce, sendo algo que vai além de um diferencial, é praticamente uma obrigação.
E por que é tão importante para o lead uma boa plataforma? A experiência do cliente no site conta muito! Há uma desistência muito grande quando a plataforma é lenta, confusa e nada responsiva.
A partir do momento que se deparam com um site leve e fácil, com certeza irão explorar muito mais aquilo que você tem a oferecer. Por isso, lembre-se de escolher os melhores projetos para a construção da sua loja online.
Busque sistemas integrados
Agora, uma dica final para terminar esse artigo! Sempre busque plataformas e ferramentas que possibilitem a integração de sistemas.
Isso não vale apenas para vendas online, mas para qualquer outro tipo de negócio. Trazer uma ferramenta que uma as informações mais importantes de forma clara e rápida é fundamental para a gestão de uma empresa.
Sabemos que cada negócio é muito particular e muitos sistemas devem ser usados para trazer as informações necessárias. Para que tudo mantenha um bom fluxo de trabalho é necessário ferramentas que conversem entre si.
As ferramentas que foram citadas ao decorrer desse artigo têm essa característica, então você poderá desenvolver um sistema completo.
Agora que você conhece as ferramentas essenciais para vendas online, que tal começar pelo começo? Conheça um pouco mais dos planos da TriCommerce para colocar o seu site no ar.