Em detalhe, o comércio eletrônico, abreviado como e-commerce, significa o início, a conclusão e a liquidação de transações comerciais pela Internet. Qual meio é usado aqui é de importância secundária. Confira implantação do e-commerce.
O envio de um pedido de cotação por e-mail faz parte do da implantação do e-commerce, tanto quanto encomendar itens por meio de uma loja virtual ou marketplace. Enquanto o tema do comércio eletrônico era inicialmente administrável e limitado a alguns (grandes) varejistas, hoje é extremamente complexo.
Inúmeras empresas utilizam canais online como lojas, marketplaces como Amazon, Mercado Livre e outras plataformas de compras para alcançar seus clientes e ampliar as vendas.
A oferta é quase incontrolavelmente grande. O sucesso desse canal de vendas agora depende muito das medidas de marketing usadas pela empresa. Estes incluem, entre outros.
Qual a importância do e-commerce hoje? – implantação do e-commerce
Seja loja online, Mercado Livre ou redes sociais: o comércio digital tornou- se o principal pilar de vendas em quase todos os setores.
Os clientes simplesmente esperam conseguir comprar produtos não apenas em prateleiras, mas também em plataformas de venda.
As únicas exceções são em setores extremamente intensivos em consultoria com produtos complexos ou individuais (por exemplo, engenharia mecânica e automotiva).
Mas como se dá a implantação do e-commerce? Bem, seguindo os próximos tópicos, entenderá com mais precisão.
Comece definindo suas metas de e-commerce
Antes de entrar em seu projeto de e-commerce, considere o motivo por trás do desejo de criar uma loja virtual em primeiro lugar. Não deve ser só porque a sua concorrência tem um!
A melhor maneira de começar o seu projeto de comércio eletrônico é determinar suas necessidades e objetivos de negócios. Faça isso fazendo a si mesmo perguntas como:
- Por que quero iniciar um site de comércio eletrônico agora?
- Quais são os benefícios para sua empresa?
- O que preciso alcançar quando abro uma loja online?
- Como é o sucesso do e-commerce para minha empresa?
- Como isso se encaixa na minha estratégia geral de negócios?
Exemplos de metas de e-commerce são:
- Aumento de vendas e/ou número de clientes
- Crie mais tempo para suas equipes de vendas e suporte
- Redução de custos indiretos
- Aumentando a eficiência do processo de pedidos e reduzindo erros de pedidos
- Melhorando a experiência do seu cliente
Concentre-se nas necessidades de seus clientes B2B
Não são apenas seus próprios objetivos de negócios que precisa considerar ao iniciar o e-commerce, mas também os de seus clientes. A sua loja online será um sucesso se os seus clientes gostarem.
Portanto, é imprescindível construir seus planos de comércio eletrônico em torno de seus clientes. Isso significa que deverá saber o que seus clientes estão procurando e o que eles esperam e, só então, atender a essas necessidades.
Coloque-se no lugar de seus clientes:
- O que eles precisam?
- Como você compra produtos?
- Que experiências você espera?
Claro, a melhor maneira de descobrir o que seus clientes querem é sair e perguntar a eles. Comece com o seu maior cliente.
Contudo, certifique-se de incluir também uma boa mistura de clientes que são grandes defensores das lojas virtuais B2B, bem como aqueles que são céticos em fazer pedidos nelas.
Especifique os requisitos do seu produto de comércio eletrônico (MVP) – implantação do e-commerce
Pense no que quer da sua loja virtual de comércio eletrônico. Comece definindo suas principais metas.
Em outras palavras, pense no Produto Viável Mínimo (MVP), os recursos e funcionalidades mínimos necessários para manter VOCÊ e seus clientes satisfeitos. Se o tempo e o orçamento permitirem, pense em algo ainda mais interessante.
Ao definir seu MVP de e-commerce, considere o seguinte:
- Certifique-se de que está alinhado com suas metas de comércio eletrônico
- Contém apenas recursos e funcionalidades que pretende usar no primeiro ano após o lançamento de seu site.
- Responde às perguntas mais comuns dos seus clientes.
- Seja realista sobre o quanto pode realizar com seus recursos internos.
- Entenda e aproveite a funcionalidade e os recursos FREE vêm de fábrica com a plataforma de comércio eletrônico escolhida antes de se aprofundar em personalizações mais caras e complexas.
Como implementar o e-commerce nos negócios?
A equipe TriCommerce está em contato diário com seus parceiros, que acompanham desde a compra de software até o lançamento de sua loja virtual.
Nenhum projeto estratégico de marketing é igual, e cada empresa tem suas próprias estruturas e necessidades que atendemos e levamos em consideração.
Não perca mais tempo para criar sua loja virtual com os benefícios da implantação do e-commerce.