Agora que você já está com sua loja virtual no ar, é hora de descobrir as melhores dicas para expandir o público e as vendas
Quem acompanha nosso blog sabe que a parte mais fácil de vender online é colocar uma loja virtual no ar, mas que poucas lojas sobrevivem no longo prazo. Para ajudar você a evitar cair nessa armadilha, é necessário estar atento a algumas técnicas que podem fazer toda a diferença.
Pensando nisso, nós separamos 5 dicas que vão fazer toda a diferença para expandir seu e-commerce.
1- De olho nas ferramentas e métodos para impulsionar as vendas
Em uma primeira olhada, essa pode parecer uma dica genérica. Mas nunca é demais reforçar que é essencial que você esteja atualizado sobre as últimas novidades em termos de ferramentas e métodos para aumentar suas vendas.
Afinal, expandir seu e-commerce passa necessariamente pela correta aplicação desses recursos. Investir em marketing de conteúdo, envios de email marketing e links patrocinados são alguns exemplos de ferramentas e métodos que vão ajudar a expandir seu e-commerce e impulsionar suas vendas.
A Short&Sweet marketing de performance pode ajudar você nessas estratégias e melhorar sua conversação.
2- Resiliência é essencial
Essa é uma dica pouco comentada de maneira geral, mas saber se adaptar às adversidades é um ponto fundamental para expandir seu e-commerce. Conforme demonstram as pesquisas, muitas empresas conseguiram se impor diante da nova realidade da pandemia, migraram para o digital e foram capazes de expandir seus negócios. Isso funciona como exemplo perfeito de resiliência.
3- Promoções e condições diferenciadas
Expandir seu e-commerce também requer necessariamente que sua loja seja melhor do que a concorrência. E, na internet, essa concorrência é acirrada. Por isso, invista tempo e dinheiro em promoções que sejam atrativas para seus clientes e condições de venda que façam você largar na frente.
Frete grátis, entrega rápida, cupons de desconto e produtos exclusivos são exemplos de estratégias e ferramentas que você pode começar a utilizar para expandir seu e-commerce.
4- Seu site é tudo
Essa é outra dica que em uma primeira olhada pode parecer simples, mas que muita gente acaba não se atentando: seu website é a imagem da sua loja. Isso significa que o cliente vai tomar a decisão de compra, mesmo que de forma inconsciente, baseado nos elementos visuais e na segurança que sua loja transmite.
Por isso, investir em um website bem elaborado é certeza de que você vai expandir seu e-commerce.
5- Mídias sociais são uma ferramenta poderosa
Um trabalho de background assertivo nas redes sociais de sua loja virtual podem fazer toda diferença na hora de expandir seu negócio e converter em vendas. Elas são ferramentas essenciais para manter a presença online da sua marca, mas também para manter e estreitar uma relação com seus potenciais clientes.
Pensando em aproveitar todo potencial das mídias sociais, você pode fazer análises de quais plataformas e conteúdos funcionam melhor com seu público.
Mais do que isso, pode utilizar ferramentas para mensurar os resultados de curtidas e compartilhamentos de maneira precisa.
Adotando esse conjunto de dicas, mesmo que simples, você vai ter bons resultados na hora de expandir seu e-commerce. E nós do Tricommerce vamos adorar te ajudar nisso. Tem mais alguma dica? Compartilha conosco!
Não pensar a loja como um negócio
Tão importante quanto ter produtos ou serviços atrativos para potenciais consumidores, é fazer com que essa informação chegue até eles. Por isso, não investir em publicidade é um passo em direção ao fracasso no curto prazo quando se trata do universo digital, na medida em que ela é uma ferramenta indispensável na divulgação e na tomada de decisão de compra do potencial consumidor. Considere uma boa estratégias de Inbound Marketing para a performa melhor.
Problemas técnicos e de layout
O website é a porta de entrada e o cartão de visitas da loja virtual. É também onde o consumidor vai tomar a decisão de compra. Por isso, ele precisa se sentir seguro naquele ambiente e todos os elementos visuais precisam estar direcionados ao ato de compra. Site poluído, informações escondidas e navegação pouco intuitiva são um enorme problema. Tenha em mente que erros de layout e de segurança podem resultar na redução de vendas e até no fechamento da loja se não forem corrigidos.
Problemas de atendimento e suporte
Quando o consumidor realiza uma compra, ele quer saber onde seu produto está e quer também que chegue logo na sua casa. Atrasos na entrega aliado à ausência de um suporte adequado pode ser fatal para o e-commerce e ainda tornar a loja objeto de crítica em fóruns de discussão e em sites como o Reclame Aqui. Muitas vezes o atraso não é culpa do lojista, mas mesmo assim é necessário garantir que o cliente tenha um atendimento rápido e assertivo quando buscar os canais do e-commerce.
Agora que você já sabe o que NÃO fazer, não tem porque repetir esses erros, certo?